Plenário do Confea aprova realização de Workshop sobre Barragens

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na última sessão plenária do  Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) foi aprovada a realização, nos dias 29 e 30 de abril, do Workshop sobre Barragens, em Belo Horizonte. O evento do Confea será realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

O evento, que deve reunir cerca de 200 pessoas entre especialistas e profissionais, tem como objetivo elaborar documento técnico de caráter político institucional para a proposição de medidas para prevenção de desastres envolvendo barragens de rejeito de mineração e grandes barragens de água. 
“Considerando os episódios recentes, que têm como o mais marcante a ruptura da barragem do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG), e tantas outras estruturas que vêm demonstrando vulnerabilidade pelo país,  o Sistema Confea/Crea não poderia se furtar a esse debate de suma importância para a sociedade”, ponderou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. 

GT Barragens

Em março, foi instalado o Grupo de Trabalho (GT) sobre Barragens no Confea. Instituído pela PL-0251/2019, o grupo tem o objetivo de disciplinar e estabelecer mecanismos para atuação da fiscalização dos Creas, parâmetros para Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e registro no Livro de Ordem, relativos a barragens e para apresentar proposta de ato administrativo normativo sobre o tema. Os especialistas também vão participar das discussões em Belo Horizonte.

 

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea / Fernanda Pimentel