Plano nacional de saneamento é aprovado pelo ConCidades após 5 anos de trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em reunião do Comitê Técnico de Saneamento Ambiental do Conselho das Cidades, realizada no dia 05 de junho, foi apresentada e aprovada a versão final do Plano Nacional de Saneamento Ambiental (PLANSAB). Após revisão do ponto de vista da redação e dos números, a partir das emendas acatadas e dos dados quantitativos o Plano finalmente foi aprovado por unanimidade, pelo pleno do Conselho Nacional das Cidades e pelo pleno do Conselho Nacional da Saúde e pelo Conselho nacional de recursos Hídricos, marcando mais uma conquista importante para o setor de Saneamento.
Considerado como um momento histórico o Pleno do CONCIDADES se manifestou com emoção em clima de comemoração, mas ainda com o sentimento de que os desafios continuarão, principalmente, para garantir a implementação do PLANSAB, que também será um norteador para que os municípios elaborem os seus Planos Municipais de Saneamento Ambiental e ao mesmo tempo serão ferramentas fundamentais para que o PLANSAB dê certo.
O Plano prevê participação popular e controle social e expressa a preocupação com o reconhecimento das diferenças regionais, bem como prevê um horizonte de 20 anos, para a universalização do Saneamento Ambiental no Brasil, mas a meta para a universalização na área urbana será o ano de 2020.
Uma estratégia fundamental é assegurar a transparência com relação ao modelo de tarifa social e a Implementação de política de subsídios, captando também recursos de outras políticas públicas para o financiamento do acesso aos serviços de saneamento básico, especialmente para populações e localidades de baixa renda.
Após aprovação pelos Conselhos o PLANSAB será submetido à Presidência da república para aprovação, publicação e sanção da Presidenta Dilma.