Petroleiros vão para o corpo a corpo no Supremo em defesa das empresas públicas

notice
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Pleno do STF decide esta semana se referenda liminares que proíbem a venda de estatais sem autorização do Congresso. Não podemos admitir que governos saiam vendendo tudo, ignorando a Constituição, diz dirigente.

notice

Foto: Alex Capuano / CUT

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a CUT criaram uma força-tarefa de sindicalistas e militantes para defender a Petrobras, o Brasil e todas as empresas públicas durante o julgamento das medidas cautelares nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 5624, 5846, 5924 e 6029) que tratam da autorização do Congresso Nacional para venda de estatais nos casos que impliquem em perda de controle acionário e da venda sem licitação de ações.

Mais de 200 petroleiros já estão em Brasília se preparando para dar um abraço na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) onde o plenário da Corte vai decidir nesta quarta-feira (5) e quinta-feira (6) se referenda ou não as liminares (decisões provisórias) concedidas pelos ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin proibindo a venda de estatais sem autorização do Congresso Nacional.

Estamos aqui para defender a soberania nacional, o patrimônio e as riquezas do povo brasileiro

– Deyvid Bacellar, coordenador-geral do SindiPetro-BA

No “Manifesto em defesa das empresas públicas e da Petrobrás e de suas subsidiárias” que está coletando assinaturas contra a privatização das empresas, lembra Deyvid, estão bem claros os motivos da nossa luta que vai além da preservação dos empregos no Brasil.

“Estamos lutando contra a destruição de uma parte do Brasil, pelo futuro dos brasileiros e também pela transparência. Não podemos admitir que qualquer governo que chegue saia vendendo tudo, ignorando a Constituição Federal, como foi o caso do golpista e ilegítimo Michel Temer e sua lei das estatais”, afirma o dirigente se referindo a um dispositivo da Lei das Estatais (Lei 13.303/2016) que torna dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista no caso de compra e venda de ações, de títulos de crédito e de dívida e de bens que produzam ou comercializem.

Para o secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa, que também é petroleiro, o governo tende a frente o ministro da Economia, Paulo Guedes , quer fatiar e vender a Petrobras inteira sem pensar nos interesses do Brasil e dos brasileiros.

“Estão vendendo os campos de pré-sal, querem vender as refinarias e, daqui a pouco, quando a população perceber, a Petrobras será apenas um letreiro em uma parede”.  

“O STF precisa dar um basta nisso”, diz o dirigente, que conclama a população a se mobilizar e pressionar seus dputados e senadores, questioná-los se é mesmo o caso de vender e porquê.

“Vamos lembar aos parlamentares que a Petrobras representa tudo que há de mais importante nos processos de energia e produção de combustível do país, essenciais para as pessoas e para as empresas e que a decisão de vender ou não esse patrimônio nacional não pode ser açodada nem tomada apenas pelo presidente da empresa que escolhe quem vai comprar e porque preço vai vender os ativos da estatal”, argumenta Roni.

Isso é crime de lesa-pátria

– Roni Barbosa

Em junho de 2018, ao conceder liminar à ADI 5624, o ministro Ricardo Lewandowski entendeu que a venda de ações de empresas públicas, sociedade de economia mista ou de suas subsidiárias ou controladas exige, sim, prévia autorização legislativa, sempre que se trate de alienar o controle acionário.

Em maio deste ano, o ministro Edson Fachin, deferiu liminar a duas reclamações (RCLs 33292 e 34560) para suspender os efeitos de decisões judiciais que autorizavam a continuidade do procedimento de venda de ações da Transportadora Associada de Gás (TAG), empresa subsidiária da Petrobras. Na avaliação de Fachin, a negociação dos ativos contraria entendimento do STF segundo o qual a venda exige autorização legislativa prévia e licitação.

O pleno também vai decidir até quinta-feira (6) se referendam ou não medida cautelar deferida pelo relator da ADI 5942, ministro Marco Aurélio. A ação foi ajuizada para questionar o Decreto 9.355/2018, da Presidência da República, sobre cessão de exploração de petróleo e gás pela Petrobras e venda de ativos da companhia.

 

Fonte: CUT / Marize Muniz