Petroleiros chamam Serra de entreguista em evento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na tarde desta terça-feira (23) a Federação Única dos Petroleiros, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense e movimentos sociais realizaram uma manifestação contra o Projeto de Lei do Senado (131/15) que tira da Petrobrás o controle da operação e mínimo de 30% de participação em áreas futuramente concedidas do pré-sal. O ato foi realizado na entrada do Centro de Convenções de Macaé (RJ), durante a abertura da 8ª Edição da Feira Brasil Offshore. Os Petroleiros ocuparam o local do evento e interromperam a fala do Senador José Serra (PSDB/SP) com falas em defesa da Petrobrás, autor do PLS, presente na Conferência.

Durante no protesto, antes do primeiro painel que seria realizado com a presença do senador tucano, houve empurra-empurra e sindicalistas foram agredidos por seguranças e policiais. Os trabalhadores estenderam faixas em defesa da petrolífera brasileira. Uma delas, a categoria chama Serra de “entreguista”. José Serra respondeu aos trabalhadores reafirmando sua posição conservadora e autoritária ao fazer comentários como: “Nessas horas, tenho saudades do FMI”, “Em 68 era melhor” e “Para que uma refinaria no Maranhão?”.

O ato da FUP mostrar aos participantes do evento a importância da Petrobrás como operadora única do pré-sal e o Coordenador da Federação, José Maria Rangel, acabou sendo convidado para a mesa de abertura da maior Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás do País.

Fonte: FUP – Manuella Soares