Petrobras completa 66 anos de fundação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Hoje (3/10), dia em que a Petrobras completa 66 anos de fundação, trabalhadores irão as ruas em defesa da estatal.

Ato no Rio de Janeiro

O ato no Rio de Janeiro está sendo chamado de “Dia do Luto pelo Brasil, Contra as Privatizações, em Defesa da Amazônia, por Empregos, pela Saúde, contra os Cortes da Educação e o Future-se.

A CUT Rio, seus sindicatos e categorias como  petroleiros, radialistas, trabalhadores da Casa da Moeda, bancários do BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, eletricitários, urbanitários e outros trabalhadores de estatais vão se concentrar na Candelária, que fica em frente à Eletrobrás, às 16 horas. Depois, vão caminhar pela Avenida Rio Branco até a sede da Petrobrás, que fica perto dos três bancos públicos [BNDES, BB e Caixa] também alvos de privatização.

“A gente precisa colocar no centro do debate a importância das empresas públicas e explicar para a população o quanto estas riquezas também são importantes para garantir políticas públicas de saúde e educação”, afirmou a secretária de Comunicação da CUT Rio de Janeiro, Duda Quiroga, que está participando da construção da mobilização.

De acordo com a dirigente, durante a construção do ato outras pautas foram inseridas e que os estudantes e trabalhadores da educação estão “dando muito fôlego neste ato”.

“Os estudantes, as professoras, professores e os técnicos das universidades públicas estarão mobilizados nos dias 2 e 3 e no aniversário da Petrobrás vão se somar à luta em defesa das empresas públicas. Além disso, a juventude, o movimento negro e grupos das comunidades no Rio também vão para rua no dia 3 com a bandeira ‘deixe de nos matar’, devido à morte da menina Agatha”, contou Duda, que é professora municipal.

Onde serão os outros atos

Em Curitiba, os petroleiros farão ato na refinaria de Araucária de manhã e  a partir das 18 horas realizam um ato político na Praça Santos Andrade.

Na Bahia, vão acontecer atos nas duas unidades da Petrobrás. Pela manhã em São Francisco do Conde (RLAM) e à tarde em Salvador, em frente à Torre Pituba, onde fica a administração da estatal na capital baiana.

Em São Paulo, o ato será a partir das 16h, no vão livre do Museu de Arte, na Avenida Paulista.

Em Belo Horizonte, será na Portaria da REGAP: Av. Refinaria Gabriel Passos, 690 – Betim. 

 

*Com informações da CUT.