Pensar o Brasil: Agricultura é tema de seminário em Goiânia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Projeto Pensar o Brasil e as Américas, do Confea, realiza, nos dias 5 e 6 de maio , no auditório do Crea-GO, o Seminário Regional Centro-Oeste “Os Desafios da Agricultura Brasileira no Século XXI”. A programação do evento inclui diversos temas que relacionam a atividade agrícola no país, à sustentabilidade ambiental e à responsabilidade social ao abordar temas como segurança alimentar e nutricional; agronegócio; encontros e desencontros entre agricultura e meio ambiente e o papel da mulher na atividade agrícola.

As questões ambientais e sociais também estarão em pauta. De acordo com o coordenador da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia, João Sebastião de Paula Araújo, que será moderador do primeiro painel do evento, intitulado “Agricultura e Segurança Alimentar e Nutricional”. O objetivo do Painel é tratar os grandes desafios da agricultura hoje. “Certamente avançamos bastante na questão da quantidade produzida, a ponto de sermos referência na exportação de commodities”, ressaltou Araújo. “Porém, devemos ter vem vista também a questão da qualidade dos alimentos produzidos”, ponderou ele.

De acordo com Araújo, isso envolve uma série de questões, como possíveis contaminações microbiológicas e utilização de agroquímicos. O destaque, no painel, ficará por conta de práticas agrícolas voltadas para o desenvolvimento sustentável, que resultem em produção de alimentos de qualidade e seguros ao consumo da população. Araújo ressalta que essa é a prioridade nos debates das câmaras de agronomia, dentro do Sistema Confea/Crea. “Em reunião com todos os coordenadores de câmaras de agronomia, nos Creas, vamos realizar um debate prévio ao evento, para definirmos nosso posicionamento diante do tema. “Estamso comprometidos com os objetivos do Projeto Pensar o Brasil. É nosso desejo que ele tome vulto e possa produzir diretrizes capa de influenciar os gestores públicos no momento da tomada de decisão”, ressaltou.

Outra palestrante será a Secretária da Mulher do Estado de Goiás, engenheira agrônoma e advogada Gláucia Teodoro Reis, que falará na conferência de abertura do evento, no dia 5 de maio, às 9h. Além de contextualizar a questão da mulher na história do país, Glaucia Teodoro falará sobre as especificidades das trabalhadoras de modo geral e especificamente no que se refere ao trabalho rural. “Ainda hoje as mulheres têm salários inferiores ao dos homens para o desempenho de atividades semelhantes e isso se repete no campo”, alerta a Secretária. Por meio de dados estatísticos, Glaucia procurará mostrar que, apesar dessa realidade, houve avanços e conquistas nas últimas décadas. Ela abordará também as políticas públicas formuladas nas três esferas de governo com o objetivo de minorar a situação de desigualdade da mulher.

Também compõem a programação do evento debates sobre Agronegócio e Dinamismo da Agricultura Brasileira e o painel Agricultura e Meio Ambiente – Encontros e Desencontros, que encerra o evento no dia 6 de maio. Interessados em participar devem entrar em contato por meio do e-mail pensarobrasil@confea.org.br.

Mariana Silva
Assessoria de Comunicação do Confea