Pela primeira vez, uma mulher engenheira disputa a presidência da Mútua

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi realizada, ontem (25/5), em Brasília, a eleição para a presidência da Mútua. Pela primeira vez em mais de quatro décadas de fundação, uma mulher disputou o cargo, a engenheira agrônoma, Giucélia Figueiredo. Para a presidência da Mútua foi eleito Francisco Almeida e Giucélia para a diretoria.

De acordo com Giucélia, esse é um marco histórico para as mulheres engenheiras na ocupação dos cargos das entidades de classe“Precisamos cada vez mais romper a invisibilidade imposta pelo Sistema. Pela primeira vez, uma mulher disputa a presidência da Mútua, uma instituição de 44 anos de existência, esse cenário afirma a nossa capacidade de motivar, inspirar e motivar mais mulheres na ocupação de espaços de poder e, principalmente, construir um sentimento de sororidade nesse sentido”, disse a engenheira que agradeceu os votos e o apoio: “Nosso papel foi de dialogar quanto à necessidade de exercer de forma plena a democracia e a autonomia do plenário. Os profissionais requerem uma ação cada vez mais diferenciada”, disse. Na semana passada, Giucélia foi a mais votada pelo Colégio de Presidentes, contabilizando 26 dos 27 votos.

Sobre Giucélia

Giucélia é engenheira agrônoma com especialização em engenharia de irrigação (UFPB/1988); em técnicas de análise organizacional (Fundação Getúlio Vargas/1984) e pós-graduação em engenharia de irrigação (UFCG/inconcluso). Também é engenheira agrônoma da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (a partir de 1982). Foi Superintendente Federal do Ministério da Agricultura na Paraíba (2003/2005); Coordenadora Nacional das Superintendências Federais de Agricultura (MAPA em 2006); Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (2009/2010 na Paraíba); Delegada Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (2011/2014) e Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em João Pessoa (2015). Giucélia foi a primeira mulher presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) reeleita por dois mandatos consecutivos (2012/2017). Também foi diretora da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e recém-eleita para a diretoria nacional da Mútua.

 

Foto: Divulgação