Pela demarcação das terras indígenas da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Dados de 2011, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), revelam que morrem mais indígenas em Mato Grosso do Sul (MS), com 55,5% dos assassinatos em todo o País. Ainda segundo o relatório, nos últimos oito anos, mais de 4 mil crianças indígenas sofreram por desnutrição no estado, sendo os anos mais críticos 2003, quando a taxa de mortalidade por desnutrição foi de 93 crianças para cada mil nascimentos e 2004, quando a taxa foi de 63 crianças. O documento ainda aponta que, de 2003 a 2010, o índice de assassinatos na Reserva de Dourados é de 145 para cada 100 mil habitantes – no Iraque, o índice é de 93 assassinatos para cada 100 mil. Comparado à média brasileira, o índice de homicídios da Reserva de Dourados é 495% maior.

Mesmo com este contexto de violência aos povos indígenas, a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul emitiu ordem de despacho pela “reintegração de posse” e retirada das comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay. Ao todo, são 50 homens, 50 mulheres e 70 crianças que resistem em solo tradicional, às margens do rio Hovy, onde já ocorrem quatro mortes, duas por suicídio e duas por espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas, de acordo com documento divulgado pela comunidade. A única saída do acampamento é pelo Rio Hovy (30 metros de largura e três de profundidade), com um improviso de arames e cipós que são rotineiramente cortados pelos pistoleiros.

Desde 1991, apenas oito terras indígenas foram homologadas para esses indígenas que compõem o segundo maior povo do país, com 43 mil indivíduos, que vivem em terras diminutas. Por tudo isso, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) pede a devida demarcação de terras, de acordo com reivindicação dos povos indígenas. Ainda com todas estas ameaças e contexto de violência, os indígenas resistem e prometem resistir mais. Resistimos juntos, lado a lado pelo direito de realmente viver, e não apenas sobreviver, uma vez que estes povos vivem em situação extremamente limitada com alimentação, ameaças de pistoleiros. Não podemos permitir a extinção de comunidades tradicionais, que são o Brasil. Não decretemos o genocídio de um povo. Pelo direito do bem viver. Pelos direitos dos povos tradicionais e da demarcação de terras.
Fisenge