PDVI ou desmonte das empresas da agricultura?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Com base nas informações divulgadas pelo Governo do Estado através da imprensa, o SEAGRO-SC encaminhou para a mídia catarinense a nota a seguir denunciando a forma como vem sendo tratadas as propostas de gestão e de recursos humanos na Epagri e na Cidasc, inclusive em relação ao novo PDVI.Veja o documento na íntegra:
“O governador do Estado tem enaltecido que o processo de elaboração e discussão do Plano de Gestão na Saúde se diferenciou pela participação efetiva das entidades médicas de Santa Catarina – Associação Catarinense de Medicina (ACM), SindSaúde (o Sindicato dos Médicos) e pelo Conselho Regional de Medicina (Cremesc), e também de servidores da saúde, técnicos do governo, servidores e secretários de Estado.

Enquanto isso, processo semelhante está ocorrendo nas 8 empresas públicas do Estado (Epagri, Cidasc, Ciasc, Santur, Ceasa, Codesc, Bescor e Cohab). Ou seja, a elaboração do Programa de Eficiência Operacional e Organizacional – PROEFI, instituído pelo Decreto 1341 de 22/01/2013 do Governo do Estado. Entretanto, nessas Empresas, especialmente na Epagri e Cidasc, não está sendo possibilitada a participação dos sindicatos e associação de funcionários. Muito pelo contrário, as informações são conturbadas e desconexas.

As propostas elaboradas pela consultoria Roland Berger, a mesma que elaborou o plano da saúde, estão sendo implantadas sem qualquer discussão, como é o caso de PDVI (Plano de Demissão Voluntário Incentivada), que está sendo alardeado em pedaços na imprensa como uma grande ferramenta de gestão. O novo formato dado ao PDVI (completamente diferente da proposta elaborada anteriormente pela Epagri), deixa evidente que a única intenção do Governo é reduzir a estrutura do Serviço Público Agrícola Catarinense. O programa determina redução dos números de funcionários. O SEAGRO-SC está alertando seus associados que a proposta de PDVI, da forma que circula informalmente nas regiões, só apresenta benefícios para um número muito restrito de empregados. A sociedade precisa também estar atenda, pois erroneamente o Governo tem divulgado que seu plano de gestão, que contempla o PDVI, transformará o campo catarinense em status de excelência.”

Fonte: Seagro-SC