Parlamentares e eletricitários discutem retomada da Eletrobras pública com Casa Civil e AGU

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A ministra-chefe da Casa Civil em exercício, Mirian Belchior, e o adjunto da Advocacia-Geral da União, Flávio Roman, receberam nesta quinta-feira (13/04) os parlamentares que compõem a Frente Parlamentar pela Reestatização da Eletrobras e o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), para discutirem sobre o futuro da empresa.

Na reunião, foram feitos pedidos de efetividade e urgência nas ações do governo federal para a retomada da Eletrobras pública. Além disso, os participantes denunciaram o processo seletivo para contratação de novos funcionários por meio da empresa Taeq, que teve o seu contrato rescindido na quarta-feira (12) pela holding, após críticas à aplicação de viés ideológico nas entrevistas com os candidatos.

Os deputados e dirigentes sindicais destacaram, ainda, o processo desenfreado de demissões tocado pela direção Eletrobras privada. O Coletivo pontuou que os desligamentos dos trabalhadores e trabalhadoras trazem grave risco para o setor elétrico.

Contrato milionário
Na reunião, foi também denunciado o contrato milionário entre a empresa e a assessoria de comunicação ArtPlan, orçado em R$ 47 milhões, com o claro objetivo de atuar junto à mídia contra a reestatização da Eletrobras. Os dirigentes ressaltaram ainda a contratação de assessorias parlamentares para tentar assegurar a rejeição à reestatização dentro do Congresso Nacional.

Os parlamentares da Frente e os integrantes do CNE informaram à Casa Civil e à AGU que a Eletrobras tem agendada uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 17, e uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) para 27 abril, quando os acionistas vão debater pontos de interesse para a categoria, a exemplo da tentativa de extinção do cargo do representante dos empregados no Conselho de Administração. Por isso, destacaram a urgência nas ações do governo federal para a retomada da Eletrobras.  

Os representantes da Casa Civil e da AGU ouviram atentamente as denúncias e os pedidos, definiram pontos focais e prometeram retorno em breve. A Frente Parlamentar e o Coletivo Nacional dos Eletricitários estão organizando outras agendas para tratar da reestatização da Eletrobras.

Estiveram presentes os deputados federais Alencar Santana (PT-SP), Erika Kokay (PT-DF), Lindbergh Farias (PT-RJ), Patrus Ananias (PT-MG), Odair Cunha (PT-MG), Glauber Braga (Psol-RJ), João Daniel (PT-SE) e Mauro Benevides Filho (PDT-CE), além de representantes sindicais de todo o Brasil.

Fonte: Salve a Energia