No mês dedicado à luta das mulheres, o Sindicato dos Engenheiros da Bahia promove a palestra “A mulher e o mercado de trabalho frente às reformas trabalhista e da previdência” com a Supervisora técnica regional do DIEESE ( Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), no dia 20 de março, às 19h, na sede do Senge-BA.
As reformas em pauta no Congresso brasileiro atinge a toda classe trabalhadora, mas os setores historicamente discriminados no sistema social – mulheres, negros, população lgbt, do campo, que já são a maioria da população pobre – tendem a ser muito mais afetados nessa conjuntura política e social.
O DIEESE , junto a outras entidades como a Anfip, tem se manifestado publicamente contrário às reformas, dando grande contribuição à luta para barrar a reforma da previdência. Recentemente, as duas entidades lançaram o estudo Previdência: Reformar para Excluir?, organizado por um grupo de quase 50 especialistas sobre a proposta da reforma da previdência e as falácias propagadas pelos defensores da proposta. O estudo contesta, por exemplo, a ideia utilizada pelo Planalto de que a Previdência seria deficitária.
Fonte: Senge Bahia