Outubro rosa: mulheres em todo mundo se mobilizam pela prevenção ao câncer de mama

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“Precisamos lutar para que mais mulheres tenham acesso universal e gratuito ao exame de mamografia com disponibilidade de realização nos hospitais públicos”, diretora da mulher, Simone Baía

Uma pesquisa – divulgada em julho deste ano – revela que a previsão de novos casos de câncer de mama, identificados até o fim de 2012, em todo o planeta é de 1,6 milhão, contra 640 mil na década de 1980. Ou seja, em três décadas, o número mais que dobrou. O mês de outubro é reconhecido internacionalmente pela luta dos movimentos sociais na prevenção ao câncer de mama. Neste mês, monumentos, prédios públicos, pontes e outros locais são iluminados pela cor rosa, caracterizando o Outubro Rosa.

“O câncer de mama é uma questão de saúde pública e é fundamental a conscientização sobre os métodos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Precisamos lutar para que mais mulheres tenham acesso universal e gratuito ao exame de mamografia com disponibilidade de realização nos hospitais públicos. A Fisenge juntamente com seus sindicatos filiados divulga e apoia amplamente esta campanha do outubro rosa”, disse a diretora da mulher, Simone Baía.
De acordo com o estudo “World Breast Cancer Report 2012”, a doença vem crescendo em taxas alarmantes em todo o mundo e ameaça a saúde pública. Ao mesmo tempo em que as mortes e a incidência de casos aumentam, os métodos de diagnóstico também.

No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor. Entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima, para 2012, um total de 52.680 novos casos de câncer de mama entre as mulheres. Por região, o Sudeste lidera o ranking (29.360), seguido do Sul (9.350), Nordeste (8.970), Centro-Oeste (3.470) e Norte (1.530). Em relação às mortes pela doença, o dado mais recente que o Inca tem é de 2010, registrado no banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), com 12.705 óbitos de mulheres e 147 de homens somente na rede pública.

Por isso, também é imprescindível que as mulheres estejam atentas às cláusulas femininas nos acordos coletivos de trabalho, especificamente as que se referem à saúde e suas especificidades. “Temos ampliado espaço nas mesas de negociação avançando nas conquistas”, afirmou Simone.