Oportunidades e desafios da Engenharia na 67ª SOEAA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Para quem esperava um tradicional rasqueado – ritmo típico de Cuiabá – se surpreendeu com a apresentação do grupo de música japonesa da Associação Nipo Centro-Oeste, durante a abertura da 67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), deste domingo, dia 22. Logo em seguida, houve a execução do hino nacional brasileiro pelo grupo indígena Umutina. Estiveram presentes autoridades locais e internacionais, representantes de entidades de classe e centenas de profissionais.

“A SOEAA representa um importante momento para debatermos avanços tecnológicos e desenvolvimento do País para que, assim, possamos construir posições estratégicas e oportunidades.  O Mato Grosso, por exemplo, cresce a 10% ao ano, segundo dados do IBGE, e é nosso desafio nos mantermos nesse nível de desenvolvimento”, declarou o governador do Estado, Silval Barbosa. “O debate é muito maior, que vai do micro para o macro, já que precisamos conciliar sustentabilidade ao crescimento econômico e este é mais um desafio”, acrescentou o governador.

De acordo com o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, a retomada de investimentos públicos e privados proporcionou um vital crescimento ao País. “Impactos ambientais, fornecimento de energia e crise financeira são alguns pontos que merecem atenção e, por isso, a aplicação de conhecimento tecnológico é fundamental para um desenvolvimento sustentável”, afirmou Bassan. Já o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, propõe uma análise histórica, por meio de uma reflexão do momento atual, a fim de prospectar o futuro. “Esse é o nosso objetivo: propor uma agenda estratégica para o País. Apesar da crise, o Brasil pode estar entre uma das cinco maiores economias do mundo, se continuar avançando. Oportunidades já temos, como as Olimpíadas, a Copa, as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC)”, explicou Túlio de Melo.

Ainda está pautado no âmbito dos desafios o resgate da cultura técnica deste País, segundo o presidente do Confea, haja vista o desmonte do setor de planejamento brasileiro na década de 1990. “É preciso remontar as estruturas de planejamento de Estado. Não apenas o plano de gestão, como também entendê-lo como projeto de Nação, em todos os campos de planejamento, de controle e de fiscalização”, declarou. Outras questões apontadas por Túlio de Melo perpassaram os eixos da SOEAA: a implementação de uma agenda de integração da América Latina; responsabilidade social com distribuição de riqueza; incremento de políticas de valorização profissional e a formação qualificada de profissionais.

Camila Marins