ONS: ACT 2018-2019 é pauta de reunião com diretoria do ONS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aconteceu, na manhã de hoje, segunda reunião de acompanhamento do ACT 2018-2019, no Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS. A reunião aconteceu no Rio de Janeiro, o Senge-PE, através do presidente da entidade Fernando Freitas, participou da reunião por vídeo conferência.

A aprovação do orçamento da empresa junto a Aneel foi o primeiro assunto da pauta. A diretoria do Operador informou que a Aneel enviou uma nova análise à empresa e postergou por mais dois meses (até junho) a aprovação do orçamento. O ONS, por sua vez, já enviou as devidas correções da análise e aguarda um retorno. No próximo dia 05/06, haverá uma reunião, em Brasília, com a Aneel para discutir o assunto.

O segundo assunto discutido foi o processo de reestruturação da Diretoria de Operação. Na reunião anterior, que aconteceu no dia 13/02, a diretoria da empresa apresentou proposta sugerida pela consultoria Falconni para o setor. A preocupação da Intersindical é com as possíveis demissões de funcionários que não se enquadram nos requisitos apresentados, em especial, o caso dos operadores que não poderão mais exercer a função sem ser engenheiros. A empresa, na tentativa de tranquilizar os representantes dos trabalhadores, garantiu que não haverão demissões desses trabalhadores, e sim um incentivo à formação na engenharia dos mesmos ou relocação dentro da empresa. Foi exigido pelos trabalhadores um tempo mínimo de sete anos para transição, e exposto a insatisfação da categoria com a decisão apresentada.

A eleição do Comitê Consultivo da Fundação Eletros também foi discutida entre os presentes. A votação irá ocorrer entre os dias 23/07 e 31/07, e o calendário do processo será divulgado, por correspondência a partir do dia 07/06. O comitê é paritário, com três representantes dos trabalhadores e três da empresa. O Comitê começará suas atividades no dia 05/08, após todo o processo eleitoral.

Outros temas como PGCR, Banco de Horas, Cronograma das negociações, meritocracia e canal de ética foram discutidos no período da tarde. “Vamos aguardar as informações do diretor do STIU-DF e coordenador da Intersindical ONS Ailton Andrade, a respeito dos demais temas e divulgaremos com a categoria o mais breve possível”, informou o presidente.

 

Fonte: Senge-PE