ONDAS entrega a deputados mineiros manifesto contra a privatização do saneamento em Minas Gerais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na terça-feira (17/8), representantes do ONDAS entregaram o “Manifesto contra a Privatização do Saneamento em MG” ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus (PV). Acompanharam na entrega do documento a deputada Ana Paula Siqueira (REDE) e o deputado Marquinhos Lemos (PT). O Manifesto, assinado por mais de 60 entidades da sociedade civil, denuncia e repudia a estratégia do governador mineiro Romeu Zema (Novo) de privatizar a prestação dos serviços de saneamento no estado utilizando, para isso, a chamada regionalização. A proposta de Zema foi construída sem a participação da sociedade civil e suas organizações, assim como não foram ouvidos prefeitos, vereadores e os 77 deputados estaduais.

Em sua rede social Facebook, Agostinho Patrus, afirmou que “a falta de diálogo do Executivo com deputados, prefeitos, vereadores e organizações da sociedade civil na construção da proposta foi uma das principais críticas apontadas no encontro (da entrega do Manifesto). As audiências públicas e o estudo técnico do texto legislativo serão fundamentais para aprimorarmos esse projeto e garantirmos a todos os mineiros o direito fundamental à água e ao esgotamento sanitário”.

A entrega do Manifesto foi feita pelo Coordenador de Cooperação Internacional do ONDAS, professor Léo Heller, pelos associados Alex Aguiar e Fábio Bianchetti, e por representantes de algumas das entidades que endossaram o documento: Esmeraldo Pereira (ASSEMAE); Flávia Mourão (Abes MG); e Murilo Valadares (SENGE MG).
➡ Leia o Manifesto contra a Privatização do Saneamento em MG