O mundo toma conta de Belém

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

As ruas de Belém, capital do Pará, ficaram pequenas diante da multidão que invadiu a cidade. Cerca de 90 mil pessoas, de acordo com a PM, tomaram as principais ruas da capital durante a marcha de abertura da 9ª edição do Fórum Social Mundial nesta terça-feira, 27. Nem mesmo a intensa chuva que desabou no meio da tarde foi capaz de apagar o brilho da festa ou dispersar os participantes. Das mais variadas foram as expressões culturais. O Pará se mostrou ao mundo e o mundo todo estava no Pará.

Pessoas de todos os cantos do país, com os mais variados sotaques, se misturavam para celebrar. Cores, danças, músicas e palavras de ordem ditavam o ritmo da marcha. Representantes de diversos povos, inclusive palestinos, clamavam por paz e justiça no meio da multidão.

A cerimônia de abertura começou na Escadinha, local próximo à Estação das Docas, no centro da cidade. Povos africanos, com cantos e danças, passaram o “espírito” do Fórum passado, ocorrido na África, aos indígenas.

O movimento dos trabalhadores se fez presente, seja através das grandes centrais sindicais, seja através de sindicatos. A Fisenge e seus Senges filiados participaram mais uma vez da festa, que a cada ano se afirma como marco no processo de organização dos movimentos sociais.

A caminhada seguiu por aproximadamente 10 km. Um grande palco foi montado para o encerramento da atividade. Danças típicas, apresentação de poemas – inclusive poemas palestinos em homenagem às recentes vítimas do conflito –, apresentação de danças indígenas foram as grandes atrações do final da tarde. Às 20h foi declarado oficialmente aberto o Fórum Social Mundial 2009.