NPC lança agenda 2019 com o tema “Educação: Uma luta de todos nós”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Publicação registra, dia a dia, mobilizações por um ensino crítico e transformador no Brasil e no mundo.

Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil estão passando por um momento de duros retrocessos, tanto na área dos direitos quanto na questão dos valores e costumes. E a educação tem um papel fundamental na resistência a esses ataques. Por esse motivo, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), ao preparar o seu tradicional livro-agenda de 2019, escolheu abordar um tema inédito: “Educação: uma luta de todos nós”.

Com esse material, procura-se registrar as inúmeras lutas, no Brasil e no mundo, por um novo modelo de ensino. Um ensino que seja crítico, libertário, comprometido com uma visão transformadora de mundo. Um ensino que se contraponha à reprodução de preconceitos e que se preocupe com a formação integral do aluno, voltada à cidadania e ao respeito à diversidade.

Educadores brasileiros e estrangeiros são homenageados

educadores

Como nos outros anos, a cada dia do calendário são apresentados um ou dois fatos ocorridos naquela data, de acordo com o tema da agenda, neste ano, educação. A cada página estão registradas as lutas pela valorização das condições de trabalho de educadores e educadoras de norte a sul do Brasil, com o destaque para as mobilizações dos sindicatos. Aqui estão os professores da época do Brasil Imperial, os da República, os anarquistas, os comunistas, os da Escola Nova. E as inúmeras lutas dos estudantes. Além disso, são recuperadas as trajetórias de grandes lutadores pela educação no Brasil e no mundo, como Paulo Freire, Maria Nilde Mascellani, Anísio Teixeira, Nísia Floresta, Maria Montessori, Jean Piaget, Antonieta de Barros e Francisco Ferrer.

A agenda é destinada a professores, estudantes, pesquisadores, sindicalistas, lutadores, ativistas sociais e todos os trabalhadores que desejam conhecer essa importante história de lutas e resistência. Isso é fundamental para aqueles que desejam se fortalecer para os muitos desafios que estão colocados no presente. As agendas custam R$ 30,00 e já podem ser encomendadas pelo e-mail [email protected]

A partir de 15 de outubro, elas poderão ser compradas na Cinelândia, no Espaço Gramsci. O endereço é Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (ao lado do teatro Dulcina).

Fonte: NPC