Novos leilões entregam três áreas do pré-sal ao capital estrangeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato lamentam mais uma etapa do desmonte da Petrobras

Petroleiros protestam contra entrega do Pré-Sal à multinacionais / Foto: Federação Única dos Petroleiros (FUP)
 

A 4ª rodada de partilha de produção do pré-sal, com leilão de três áreas das bacias de Santos e Campos, realizado nesta quinta-feira (7) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi considerada por especialistas como um passo importante de desmonte da indústria petrolífera nacional.

As áreas de Uirapuru (Santos), Três Marias (Santos) e Dois Irmãos (Campos), foram arrematadas, respectivamente, pelos consórcios Exxon Mobil, Petrogal e Statoil; Chevron e Shell; e Statoil e BP Energy, por um valor de R$ 3,15 bilhões. A Petrobras terá apenas a participação mínima de 30% nas áreas de Uirapuru e Três Marias, e de 45% na área de Dois Irmãos.

Para o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), Felipe Coutinho, os bônus de assinatura arrecadados nesta rodada são muito baixos quando comparados à renda potencial de todo o período de produção dos campos de petróleo.

“A realização dos leilões, que acontece desde que esse governo assumiu o poder, compromete o futuro do país. O governo usa de justificativas para pagar compromissos de curto prazo, em especial com a dívida pública, com o sistema financeiro, com os bancos, e abre mão de uma riqueza estratégica, transferida para as multinacionais. O petróleo deveria ser usado na medida do desenvolvimento humano da nossa população, e para que isso aconteça, é preciso que haja consumo de petróleo com valor de uso, e não de troca”, afirmou.

Mudança de regime

As petroleiras privadas disputaram os campos de petróleo com a Petrobras pela primeira vez em outubro de 2017, logo após as mudanças nas regras do regime de partilha da produção. Antes, a estatal brasileira era obrigatoriamente a controladora de todas as áreas do pré-sal, tendo participação mínima de 30% nos consórcios formados para a exploração. Desde então, com uma alteração aprovada pelo Congresso Nacional a pedido da gestão de Pedro Parente, a participação da estatal se tornou facultativa.

De acordo com Rodrigo Leão, economista do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP), os leilões estão acontecendo de maneira muito acelerada, o que facilita a entrada de empresas estrangeiras no país.

“Quando a Petrobras era obrigada a investir em tudo, o governo, de alguma forma, para poder leiloar, dependia da atuação da estatal. Como agora é uma opção participar dos leilões, isso facilita que outras empresas entrem se a Petrobras não tem recursos. Então hoje a Petrobras exerceu o direito em três áreas e em duas não conseguiu fazer ofertas superiores a outras empresas. Isso acelera os leilões”, apontou.

De acordo com a ANP, as regiões leiloadas nesta quinta-feira representam cerca de 14 bilhões de barris em reservas de óleo e gás, o que corresponde a quase 10% da estimativa de cerca de 150 bilhões de barris existentes na camada de pré-sal brasileiro.

Na opinião de Leão, com o leilão, além de perder a capacidade de geração de renda a partir do pré-sal, o país também terá sua geração de empregos reduzida.

“Estamos transferindo emprego e renda do Brasil para fora, porque essas empresas vão produzir com a mão de obra e equipamentos dos países de origem, reduzindo o emprego na indústria naval e em setores da engenharia. Estamos acelerando cada vez mais esse processo dos leilões, sugando um recursos real de dentro para fora. É um processo muito difícil de ser revertido”, apontou.

Greve

O leilão ocorreu dois dias após a ANP anunciar uma consulta pública para estudar os prazos mínimos para reajustar os combustíveis no país, e é a primeira rodada de licitações desde a mobilização de caminhoneiros que parou o país por dez dias no final do mês de maio.

Na opinião de Coutinho, os prejuízos a longo prazo da privatização do pré-sal por empresas internacionais deveriam ser pautados com maior ênfase pelos grevistas e seus apoiadores.

“É uma questão de entendimento da origem do problema. No decorrer da crise foi se tornando claro que o problema dos preços dos combustíveis não está relacionado aos impostos, e sim à política de preços da Petrobras. O que falta esclarecer é o mito da Petrobras quebrada. Construiu-se esse mito de que ela tinha problemas financeiros e eles teriam sido causados pela corrupção, e em cima desse mito, que não corresponde à realidade, justifica-se a necessidade da privatização”, opinou.

A relação entre a perda de soberania com a privatização da Petrobras e a atual política de preços de combustível foi pautada na greve de 72 horas puxada pelos petroleiros na semana passada. Hoje, os petroleiros realizaram novas mobilizações contra a privatização da estatal em pelo menos dez estados brasileiros.

 

FONTE: BRASIL DE FATO