Nova diretoria do Senge-MG toma posse e elege prioridades

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 30 de novembro, será realizada a posse solene da nova diretoria do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG). A Chapa Unidade, única concorrente ao pleito, foi eleita nas eleições realizadas entre os dias 26 e 28 de setembro, com a participação de 648 engenheiros. A nova diretoria, eleita para comandar o sindicato pelos próximos três anos, chega com muitas promessas e novas idéias para aprimorar o trabalho em prol dos engenheiros e engenheiras de minas Gerais.

 

Para o próximo mandato, está prevista a intensificação da luta pelo salário mínimo profissional e a ampliação das negociações das campanhas salariais da categoria. O presidente do Sindicato, Nilo Sérgio Gomes (foto), reforça tais propostas. “Vamos fazer uma defesa intransigente em relação à questão do piso salarial para os engenheiros. Essa é uma lei histórica que tem que ser respeitada. E também vamos ter um compromisso muito grande com a nossa participação efetiva nas negociações coletivas”, afirma.

 

O Senge-MG pretende, ainda, estreitar os laços com os estudantes de engenharia, novos profissionais e com os movimentos sociais e tem planos para interiorizar sua atuação pelo Estado. “A efetivação da regionalização do Sindicato se dará através do entendimento e do conhecimento dos profissionais dessas regionais e da participação dos respectivos diretores em cada local de trabalho”, espera Raul Otávio da Silva Pereira, secretário geral do Sindicato.

 

O diretor de Interiorização, Paulo Henrique Francisco dos Santos, explica que a interiorização da atuação do Senge-MG será feita por meio de ações que estendam a presença do Sindicato ao maior número de municípios possível. O trabalho inicial será feito através das regionais. Uma das prioridades dessa proposta é trabalhar para conseguir atrair engenheiros para as cidades do interior, uma vez que faltam profissionais especializados. “O emprego longe das grandes cidades é muito desvalorizado. Por isso, pretendemos promover a valorização da figura do engenheiro e lutar pelo respeito ao salário mínimo profissional da categoria para estimular a procura por postos de trabalho nos municípios menores”, conta Paulo Henrique.

 

Representação

A participação dos associados do Senge-MG no processo eleitoral mostrou uma maior preocupação dos engenheiros com a sua representação sindical. Mesmo com chapa única, foi significativa a participação dos associados.Para Raul Otávio, o resultado foi satisfatório. “Um processo chapa única pode acarretar eventualmente um desinteresse pela participação, mas tivemos o interesse de quase 60% dos associados em condições de voto mesmo assim. Isso é um sinal de que os engenheiros tiveram maturidade para escolher aquelas pessoas que vão dirigir o sindicato nos próximos três anos”, acredita.

 

Nilo Sérgio garante que a nova diretoria não vai decepcionar seus eleitores. “Vamos continuar trabalhando para que os engenheiros possam olhar para esse Sindicato com confiança e dizer que aqui existe uma entidade que está firme no propósito de defender os interesses coletivos e individuais dos engenheiros”.

 

Planos

Faz parte do projeto da nova diretoria, segundo Vicente de Paulo Alves Lopes Trindade, vice-presidente do Senge-MG, resgatar os valores básicos do estatuto do Sindicato. “Defender a luta e a organização sindical perante a sociedade, o Estado e, principalmente, os patrões e promover ampla e ativa solidariedade com as demais categorias de assalariados estão entre estes valores”, diz Vicente. Fortalecer a organização sindical livremente constituída, lutar em defesa das liberdades constitucionais e prestar apoio aos povos do mundo na luta pelo fim da exploração do homem pelo homem são outros conceitos básicos que deverão ser colocados em prática na nova gestão.

 

De acordo com Vicente, o objetivo desse novo projeto “é ampliar a atuação do Senge-MG, na vida política do País, tornando-o referência, não somente entre os profissionais da categoria, mas também entre os movimentos sociais e os setores organizados da sociedade”.

 

O vice-presidente destaca, ainda, que os aspectos do novo projeto estão focados no pensamento e nas decisões democráticas e lembra, também, que o Senge-MG vai ser modernizado nessa nova gestão. “Na área Cibernética já estamos em processo de teste de um sistema informatizado, desenvolvido em Software Livre, que será conectado ao novo portal do sindicato, ampliando a comunicação – via web – da entidade com os profissionais”, explica Vicente.

 

 

Fonte: Senge-MG