Nova coordenação do Coletivo de Estudantes da Fisenge é eleita

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nos dias 12 e 13 de outubro, aconteceu o encontro anual do Coletivo Nacional de Estudantes da Fisenge (CE), no Rio de Janeiro. Na ocasião, os coordenadores/representantes dos Sindicatos Jovem/Estudantes estaduais relataram sobre as atividades desenvolvidas em suas regiões, além de traçarem um planejamento estratégico para o próximo ano.

Também foi eleita a nova coordenação 2019-2020 composta por Jonas Carapinta, que é coordenador nacional, estudante de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e representante do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos no Estado do Rio Grande do Norte (SEA-RN); Tayná Rafaela que é coordenadora-adjunta e de formação política, representante do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR); Carla Viana que é coordenadora de comunicação, representante do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG); Lucas Calenzani que é coordenador de secretaria, representante do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES); e Adelson Lisboa que é coordenador de documentação, representante do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge-SE).

Segundo Tayná Rafaela, a atual conjuntura política e econômica, entre privatizações e ataques à autonomia universitária das universidades, como o Future-se, cobra um posicionamento do Coletivo Nacional dos Estudantes de Engenharia. Além disso, o Coletivo ocupa espaços nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Centros Acadêmicos e em eventos de Engenharia em níveis regional e nacional.

Palestra com professor Helder Molina

No primeiro dia do encontro, ocorreu uma palestra do professor historiador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), Helder Molina, que falou sobre a história do sindicato, suas lutas, objetivos e a importância para a categoria. Além disso, o professor realizou uma análise de conjuntura em parceria com os estudantes.