Nota sobre a intimidação da Petrobras aos petroleiros e ao coordenador geral da FUP

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nota de repúdio contra a intimidação da Petrobras aos petroleiros e ao coordenador geral da FUP: Lutar não é crime!

            É com preocupação e indignação que a Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia acompanha os recentes casos de intimidação promovidos pela Petrobras, através da Gerência Geral da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), contra os trabalhadores petroleiros e o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que recebeu no último dia 05 de abril punição disciplinar, com suspensão arbitrária de 29 dias, mesmo estando em exercício legal de seu mandato sindical.
            Práticas antissindicais foram e são recorrentes na Petrobras e em outras empresas estatais, promovidas pelas gestões indicadas pelo governo Bolsonaro, que reproduzem o padrão do discurso antidemocrático, autoritário e anti-trabalhador do presidente da república. É inadmissível e altamente repudiável toda forma de intimidação e perseguição aos trabalhadores. O Brasil que viveu uma ditadura militar, no qual o abuso e assédio contra os trabalhadores e suas organizações foram a violenta realidade, não pode aceitar tamanho absurdo. Tais práticas têm a nítida intenção de intimidar todos os trabalhadores petroleiros que hoje lutam contra a privatização da Rlam e de todo o sistema Petrobras. Sem falar que práticas de intimidação representam uma grave violação do direito humano à liberdade sindical, assim como assegura as Convenções 98 e 135 da Organização Internacional do Trabalho (convenções que possuem força constitucional no Brasil) e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho.
            Com isso, repudiamos e denunciamos este absurdo praticado contra os trabalhadores petroleiros e manifestamos toda nossa solidariedade ao coordenador geral da FUP. Exigimos que a Petrobras respeite o direito à liberdade sindical e anule imediatamente a punição arbitrária aplicada à Deyvid Bacelar. Também convocamos todas as organizações sindicais e movimentos populares a se somar nesta denúncia, para que práticas como essa não ocorram mais no nosso país. Lutar não é crime, é um direito e um dever, e seguiremos firmes em defesa dos direitos dos trabalhadores, da Democracia, da Soberania Nacional e contra as privatizações promovidas pelo governo Bolsonaro.
 
Brasil, 07 de Abril de 2021.

Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Fonte: Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCAE)
Imagem: divulgação / POCAE