Nota do Sindicato dos Engenheiros da Bahia sobre a saída da Ford do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia acaba de tomar conhecimento que a Montadora FORD, que tem presença no Brasil desde década de 30 do Século XX e que mantinha as fábricas em Camaçari, Taubaté – SP e Horizonte – CE, decidiu encerrar sua produção no Brasil. Esta decisão implicará na perda de 3.000 empregos diretos e de uma infinidade de empregos na cadeia produtiva automotiva e das atividades de apoio ao setor.

A partir deste momento, a única possibilidade de um brasileiro adquirir um carro da montadora será através da importação de veículos do Uruguai, Argentina e Estados Unidos da América. A empresa retroage a relação existente com o Brasil que tínhamos nas décadas de 30 e 40 que era a comercialização de veículos importados dos Estados Unidos da América.

Além da perda dos empregos, a saída da empresa do território baiano representa um retrocesso profundo no desenvolvimento tecnológico e na geração de empregos de alto valor agregado e com melhores salários. A Bahia dar um passo a mais rumo a conversão de sua economia na produção de commodities agrícolas e minerais.

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia repudia a atitude da empresa e exige que os governos de Camaçari, Bahia e do Brasil encontrem caminhos que possibilite a permanência das fabricas e dos empregos em solo nacional. Os incentivos fiscais que a FORD recebeu foram financiados pelo povo desta terra. Caso a empresa feche suas fábricas, devem ser devolvidos aos brasileiros. Bem como a empresa deve implantar um programa de apoio econômico, de qualificação profissional aos empregados diretos e indiretos do complexo Ford.

Não queremos retornar aos tempos da exportação de empregos. Devemos exportar carros, tecnologia e expertise.

Salvador 11 de Janeiro de 2021

Engenheira Márcia Ângela Nori
Presidente do SENGE-BA