Nota do Senge-PR em defesa da UNILA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE-PR), por meio da Regional de Foz do Iguaçu, vem a público se somar às manifestações da sociedade iguaçuense, paranaense, nacional e latino-americana, em defesa da Universidade Nacional de Integração Latino Americana (UNILA), sob ameaça da espúria proposta de Emenda Aditiva à Medida Provisória 785.

A UNILA é um projeto concebido para a integração dos povos latino-americanos, através do Desenvolvimento Humano, Tecnológico, Científico, Social e Econômico, num ambiente fértil para cultivo do conhecimento, aproveitando a belíssima riqueza multicultural, proporcionando com esse intercâmbio, os elos de irmandade e cooperação entre as nações. Estabelece, respeitando a soberania dos povos, um novo marco na emancipação deste Continente, historicamente sujeito aos interesses longínquos e de poucos, desde 1492.

Nas questões locais, a UNILA localizada estrategicamente na região tri-nacional, dinamiza a economia e torna Foz do Iguaçu um polo referencial que atrai Professores, Mestres, Doutores, na produção do conhecimento, cujo valor é imensurável.

Especificamente na área de Engenharia, a UNILA contribui com o engrandecimento dessa função social, oferecendo cursos de alto nível, resultando na formação de acadêmicos que futuramente dignificarão a profissão. E ainda, entendemos que ao se tornar um projeto educacional de sucesso, com o mesmo esmero e dedicação, os profissionais formados nas áreas de Ciências Humanas e Biomédicas serão tão exitosos como na área de Ciências Exatas. A extinção desse ambiente merece nosso repúdio.

Portanto, nos colocamos ao lado de todos que se dedicaram e se dedicam à construção desse projeto fraterno e desenvolvimentista. E também manifestamos nossa total solidariedade aos empregados, alunos, professores, e a toda comunidade universitária, que saberá lutar e resistir, para manutenção desse espaço, que merece apoio ao invés de ataques vis como este colocado através da tal Emenda.

Pela Integração, Soberania e Irmandade dos povos latino-americanos;

Pelo Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e do Conhecimento;

Pelo Desenvolvimento Local e Regional;

Pela UNILA!

Foz do Iguaçu, 20 de julho de 2017

Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE-PR) – Regional Foz do Iguaçu