Nota de repúdio à invasão de grupos armados em terras indígenas

Aconteceu, nesta sexta-feira (26/7), uma violenta invasão de garimpeiros na Aldeia Waiãpi, município de Pedra Branca do Amapari, no Oeste do Amapá. O grupo armado, composto por cerca de 50 garimpeiros, invadiu, ameaçou os indígenas e há o registro do assassinato da liderança Emyra Waiãpi. Esta barbárie representa grave violação de direitos humanos, no descumprimento da Constituição Federal, da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, na Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas e na Declaração dos Estados Americanos sobre os Direitos dos povos indígenas.

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) repudia a invasão e presta solidariedade aos povos indígenas deste país. Reivindicamos apuração dos fatos pelos órgãos competentes, bem como comprometimento com a demarcação de terras indígenas e quilombolas. Alertamos, ainda, sobre a irresponsável narrativa de violação de direitos humanos que o atual governo federal vem discorrendo na sociedade, com incentivos indiscriminados ao garimpo, à flexibilização do porte e da posse armas e de exploração predatória da região Amazônica.

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros
Rio de Janeiro, 29 de julho de 2019