Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Pinguelli

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Faleceu, hoje (3/3), o intelectual e companheiro, Luiz Pinguelli Rosa. Físico, mestre em engenharia nuclear e doutor em Física, Pinguelli foi professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e presidente da Eletrobras. Dedicou a vida pela construção de uma sociedade justa e igualitária. Defensor da soberania nacional e do povo brasileiro, Pinguelli sempre se posicionou e lutou contra a privatização do setor elétrico e da Eletrobrás. Na Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), Pinguelli contribuiu na formulação de teses, propostas de políticas públicas e em palestras nos congressos de engenheiros.

Aos 80 anos, nosso companheiro Luiz Pinguelli se vai com uma trajetória de luta, coerência, ética e solidariedade. Uma grande perda para o Brasil e nossas lutas. Manifestamos nossa profunda condolência aos familiares, amigos e colegas.

Sobre Pinguelli

Luiz Pinguelli dirigiu, por quatro mandados, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Foi na UFRJ que Pinguelli Rosa se graduou em física em 1967. Dois anos depois, tornou-se mestre em engenharia nuclear na Coppe. Em 1974, concluiu um doutorado em física na PUC-Rio.

O professor foi membro do Conselho do Pugwash, entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, a qual ganhou o Nobel da Paz em 1995, e tinha participação no Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), instituição que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Em 9 de abril de 2013 foi-lhe concedido o título de professor emérito pela UFRJ.

 

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE)

03 de março de 2022

 

 

ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL