Nota da Fisenge em repúdio às práticas antissindicais da Petrobras aos petroleiros e ao coordenador geral da FUP

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
No dia 5 de abril, a Petrobras, por meio da Gerência Geral da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), emitiu, de maneira arbitrária, uma punição disciplinar com suspensão de 29 dias para o coordenador geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Deyvid Bacelar, que atua em exercício legal do mandato sindical. Com o objetivo de barrar as privatizações da Rlam e de toda a Petrobras, os petroleiros e as petroleiras têm organizado manifestações e ações. No entanto, numa evidente prática antissindical, a empresa, além de emitir punições, insiste em intimidações, assédio moral e interdição da organização dos trabalhadores. 
 
Tais práticas representam grave violação de direitos humanos, uma vez que fere a liberdade sindical, de acordo com as Convenções 98 e 135 da Organização Internacional do Trabalho (convenções que possuem força constitucional no Brasil) e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho. 
 
A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) presta solidariedade a Deyvid Bacelar, à FUP e a toda a categoria de petroleiros. Também repudiamos as práticas antissindicais e reivindicamos a garantia da liberdade sindical e a livre organização dos trabalhadores como princípio norteador da democracia.
 

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE)

Imagem: Redes Sociais / Deyvid Bacelar