Carta aberta em repúdio à falta de transparência e diálogo do Confea

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Falta de transparência e diálogo. Estes foram os elementos que conduziram o evento “Diálogo Confea/CNE/MEC”, no dias 21 e 22/1, em Brasília. Na ocasião, foram recepcionados cerca de 50 professores ligados à universidades de todo o país, um integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE) e nenhuma representação do Ministério da Educação (MEC). Discrepância maior foi a falta de respeito com a coordenação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), que sequer tomou conhecimento da organização do evento.

Na contramão do fortalecimento das entidades e de construção coletiva das agendas do Confea, não houve convocação de participação para as lideranças do Sistema. O Confea promoveu o evento desconhecendo e ignorando que as coordenadorias nacionais debateram, ao longo do ano passado, a temática do referido encontro, discutindo e aprovando deliberações a respeito.

Destacamos que é fundamental a integração com os professores e as instâncias governamentais e de controle social para o debate e a defesa de políticas públicas de educação. Repudiamos a falta de diálogo e de respeito do Confea com os profissionais de engenharia e das áreas tecnológicas do Sistema. Ressaltamos, ainda, a nossa preocupação com o Ensino à Distância (EAD) e afirmamos a nossa posição contrária a este método de ensino para os cursos de graduação de engenharia, a não ser que sejam utilizadas como ferramentas e metodologias complementares, conforme resolução aprovada no 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge).

Nesse sentido, nós, da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) reivindicamos que a presidência do Confea apresente documento esclarecendo:

– Desdobramentos do evento, especialmente, em relação ao Ensino à Distância e à integração do sistema profissional com a educação;

– Esclarecimentos sobre o desrespeito com os integrantes da CEAP

– Total de gastos com o evento

– Critérios para participação

– Justificativas para a ausência de profissionais e lideranças do Sistema Confea/Creas

 Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)