No Senge-RJ, dia 10, Francisco Menezes, do Ibase, debate o avanço da pobreza no país

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Dados da ActionAid Brasil indicam que entre 2015 e 2017 o país voltou ao patamar de 12 anos atrás no número de pessoas que ingerindo menos calorias do que o necessário

“Extrema pobreza e fome, duas faces da mesma moeda” é o tema do debate promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), no próximo dia 10 de outubro (quinta-feira), às 18h, com o economista do Ibase Francisco Menezes, ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
 
O economista Francisco Menezes, pesquisador do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e da ActionAid Brasil, integrou a equipe responsável por um relatório divulgado em julho de 2018 por mais de 20 entidades da sociedade civil, alertando sobre os riscos de o Brasil voltar ao mapa da fome. Este mapa relaciona os países onde mais de 5% da população ingere menos calorias do que o recomendável –, de onde saímos em 2014.
 
Levantamento da ActionAid Brasil indica que nos últimos três anos — 2015-2017 — o país voltou ao patamar de 12 anos atrás no número de pessoas em situação de extrema pobreza. Ou seja, mais de 10 milhões de brasileiros estão nessa condição. Ao alto nível de desemprego soma-se o desmonte de políticas públicas de segurança alimentar, de que a extinção do Consea é paradigmática. 
 
A palestra seguida de debate com Francisco Menezes acontece no auditório do Senge-RJ, na avenida Rio Branco, nº 277 – 17º andar. Participação aberta e gratuita.

EXTREMA POBREZA E FOME, DUAS FACES DA MESMA MOEDA 

Debate com Francisco Menezes, economista do Ibase e da ActionAid Brasil,
ex-presidente (2004-2007) do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)

> Quando: dia 10 de outubro de 2019, às 18h

> Onde: auditório do Senge-RJ, na avenida Rio Branco, 277 – 17º andar 
(estação Cinelândia do Metrô)

Participação gratuita

 
Fonte: Senge-RJ