No Rio, trabalhadores protestam contra privatização da Eletrobras

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Ato também celebrou os 31 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens e teve a participação de centrais sindicais e parlamentares de esquerda

 

Em defesa do setor elétrico, trabalhadoras e trabalhadores, representantes de sindicatos, de centrais e de movimentos sociais realizaram um ato em frente à Eletrobras, no centro do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (14). O ato foi em conjunto com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em comemoração aos 31 anos da entidade e ao “Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida”. As mobilizações pelo dia de luta também aconteceram em outros estados do país.

Também participaram do ato trabalhadores do Sistema Eletrobras da base Rio, parlamentares, representantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), do Levante Popular da Juventude e da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Todos reafirmaram total apoio à luta contra a entrega da Eletrobras ao capital especulativo.  

O petroleiro, diretor da FUP, José Maria, alertou sobre a importância de se fazer a luta contra a entrega da Eletrobras. “O que estamos vendo é a destruição do Estado brasileiro, empresas estratégicas como a Petrobras e a Eletrobras são essenciais para a soberania do nosso povo. Portanto, a luta tem que ser incansável indo até a última instância. Os petroleiros estão solidários aos trabalhadores do Sistema Eletrobras”, disse.

Empresas estatais servem como reguladoras de mercado e são fundamentais para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país, segundo o dirigente Marcos Cardozo, do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), do Intersindical Furnas e do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia).

“Fora as pautas corporativas, o ato foi contra a privatização e em defesa de soberania da nossa empresa, que fomenta a economia do país desde a década de 1950”, disse Marcos. De acordo com o dirigente, os servidores da Eletrobras estão em greve e mobilização há mais de 60 dias e assim permanecem, desde que foram anunciados os aumentos abusivos nos preços do plano de saúde dos funcionários. A falta de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados de 2018 e o trabalho remoto desassistido pela empresa foram apontados pela dirigente do Sintergia-RJ e da CUT-Rio, Cássia Liberatori.

“Os trabalhadores têm trabalhado com seus próprios recursos, a empresa não está dando incentivo algum e isso prejudica muito a corporação do trabalho”, informa Cássia.

 

Energia não é mercadoria

A privatização do sistema elétrico brasileiro é negativa em razão de que o estado brasileiro perde a soberania sobre os espelhos d’água e sobre a energia elétrica do país, que é hidrelétrica, segundo o presidente da CUT-Rio, Sandro Cezar.

“Os brasileiros não aguentam mais pagar taxas públicas e custear o serviço, como aconteceu aqui no Rio de Janeiro, com a Light. A distribuição nas cidades já foi privatizada. Passando o controle para o setor privado, acaba por aumentar o custo do fornecimento de energia para população. O que é um bem público e um direito de trabalhadores e trabalhadoras, não pode ser vendido como mercadoria”, avalia Sandro.

No caso das barragens, as consequências ambientais e para a população são enormes, com alto risco de destruição, acrescenta o dirigente.

“Assim como nos desastres de Mariana e Brumadinho, a gente já viu o que acontece ao passar uma estatal para a iniciativa privada. Até hoje há pessoas procurando seus entes queridos que desapareceram com o rompimento nessas cidades”, conclui Sandro.

 

Fonte: CUT Rio

Foto: Divulgação