No mês da consciência negra, Fisenge homenageia engenheiros e engenheiras

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

por Comunicação Fisenge

A Fisenge, em homenagem ao dia da Consciência Negra (20/11), realizou a campanha “Engenheiras e Engenheiros Negros”. Com o intuito de ressaltar a importância da contribuição desses profissionais na engenharia, a série de postagens nas redes sociais reuniu histórias de engenheiras e engenheiros negros.

Confira:

Areobaldo Aflitos

Engenheiro civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em engenharia geotécnica (CCT-UFPB) e especialista em irrigação. Atualmente é professor titular na Universidade Estadual de Feira de Santana.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, óculos e texto

Caiuby Alves

Engenheiro eletricista, com especialização em equipamentos de petróleo. Professor da UFBA do Departamento de Engenharia Elétrica, foi coordenador do Mestrado em engenharia elétrica da Escola Politécnica de 1998 a 2006, conselheiro e vice-presidente do CREA-BA, conselheiro do Clube de Engenharia da Bahia e diretor do SENGE-BA.  Em 1979 e 1983, Caiuby, fez cursos de especialização em energia elétrica na Universidade de Paris. Atualmente é engenheiro consultor da Geotécnica, Conbec, Tecnosan, Odebrecht, CEC, Hydros, Concremat, UFC, participando em diversos projetos, membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do Conselho Editorial da EDUFBA e presidente do Conselho Deliberativo do IPB.

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, barba e texto

Cícero Martins

Engenheiro civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009) no Paraná, especialista em liderança com ênfase em gestão pela EBS Business School (2015). É funcionário da Companhia Paranaense de Energia, onde atua na área de Gestão Ambiental, no desenvolvimento de projetos e programas relacionados ao licenciamento ambiental de empreendimentos de geração e transmissão de energia. Também é Diretor Financeiro do Senge-PR.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Flavio Tongo

Engenheiro eletricista e mestre em energia pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Sócio da “Bitável Tecnologia” desde 1999, empresa especializada em Controle de Obras e Projetos. Coordenou projeto de inovação com recursos do finep/fapes, onde foi criado o primeiro aplicativo online da América do Sul para Planejamento 4D BIM (Bulding Information Modeling). Ministra cursos de licitações, cálculos de BDI, orçamento, planejamento e controle de obras. Foi Conselheiro Titular do Crea-Es, pelo Senge-ES, é representante brasileiro dos profissionais da engenharia elétrica do sistema Confea/Crea no CIAM/Mercosul. É Comendador da Ordem de Rio Branco do Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Professor Efetivo na área de Automação, desde 2008, do IFES (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Do Espírito Santo).

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e texto

Maria Higina

Engenheira Agrônoma pela Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Higina trabalhou durante 35 anos na EMATER-BA/EBDA como Extensionista e sempre atuou na política profissional junto às entidades de classe e aos movimentos sociais.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Maria José Salles

Engenheira civil, mestre em saúde pública, doutora em ciências pela Ensp/Fiocruz. Atuou como engenheira na prefeitura de Juiz de Fora e atualmente é pesquisadora titular no departamento de Saneamento e saúde ambiental da Ensp/Fiocruz. Sua linha de pesquisa é na área de saúde coletiva, com ênfase em saneamento e saúde ambiental e análise de políticas públicas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Neide Aparecida

Engenheira de produção e de segurança do trabalho. Neide é Diretora do Senge-VR e integra o Coletivo de Mulheres da Fisenge.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Suenne da Silva Barros

Engenheira civil, engenheira de segurança do trabalho, técnica em edificações e gestora de pessoas. Atualmente é sócia-proprietária da Conseg. Construções e Serviços de Engenharia Ltda e coordenadora-adjunta da CEP/PB (Comissão de Ética Profissional do Crea-PB).

 A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Taynara Camargo

Estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná. Representante do Paraná no Coletivo Nacional de Estudantes da Fisenge.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Ubiratan Felix

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1992), e é Professor do Instituto Federal da Bahia. Exerceu os cargos de Secretário de Trasporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Conselheiro do Crea-BA, Conselheiro gestor do FNHIS do Ministério das Cidades. Atualmente é presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia e vice-presidente da Fisenge. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Limpeza Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade urbana, plano diretor, saneamento ambiental, pacto federativo e resíduos sólidos.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Valdir Zacarias Pimentel

Valdir Zacarias Pimentel é engenheiro químico e de segurança do trabalho, estatístico, nutricionista, ex-conselheiro do Crea-SE e diretor de política sindical do Senge-SE. Além disso, é especialista em engenharia de petróleo, de produção e de segurança do trabalho. Zacarias é militante do Movimento Negro de Alagoas e de Sergipe, ex-presidente da Associação Cultural Zumbi dos Palmares e, atualmente, coordenador do Coletivo de Engenheiras e Engenheiros Negros André Rebouças do Senge-SE.

A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu, óculos de sol e texto