Senge-VR: trabalhadores da CSN exigem transparência e resistem a proposta de cortes e reajuste zero

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nesta terça feira, 31/5, foi realizada reunião de Esclarecimento e Negociação entre as Comissões do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR) e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a fim de discutir e esclarecer a Pauta de Reivindicações enviada pelo sindicato após assembleia dos trabalhadores, realizada no dia 19/4.

A seguir, resumo dos mais importantes itens tratados pela comissão de negociação:

1. REPOSIÇÃO SALARIAL
O pedido do Senge-VR, de reajuste de acordo com a variação da inflação de maio de 2015 a abril de 2016, mais aumento real de 2,2%, foi comentado pela CSN, com o argumento da inviabilidade da solicitação tendo em vista a atual crise financeira do Brasil.

2. OUTROS ITENS
Foram lidas e discutidas outras reivindicações, tais como reajuste do Cartão Alimentação, Piso Salarial dos Engenheiros (Salário Mínimo Profissional), Plano de Saúde (Cumprimento do Edital de Privatização, Reenquadramento Funcional, Manutenção de Cláusulas de Acordos Anteriores).

3. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DA CSN
Argumentando a necessidade de enfrentamento da atual crise econômica, a CSN apresentou os itens que denominou de “Ajustes Necessários”, similar à proposta já apresentada ao Sindicato dos Metalúrgicos, tais como:
– Suspensão do residual de horas noturnas (pagar apenas a lei para o adicional noturno)
– Suspensão do plano de saúde superior
– Pagamento da creche até 1 ano
– Suspensão do abono adicional de férias
– Suspensão da cesta básica
– Suspensão do empréstimo especial
– Aumento da coparticipação no cartão alimentação para 20%
– Suspensão do adiantamento do 13º em janeiro
– Pagamento limitado de 20% da diferença salarial em casos de substituição
– Manutenção das bolsas de estudo já concedidas
– Cobrança de uma participação de R$ 0,27 dos empregados no desjejum.

E, como CEREJA DO BOLO, REAJUSTE ZERO para o Acordo Coletivo.
O Senge-VR se posicionou contra as Propostas da CSN, argumentando que representariam perdas para os trabalhadores, e que, mesmo com a recusa, a CSN deveria adotar TRANSPARÊNCIA em sua proposta, demonstrando qual o impacto desta economia no resultado da empresa.

3. POSIÇÃO DO SENGE-VR
O Senge-VR é TERMINANTEMENTE CONTRA o repasse puro e simples da situação de crise para os trabalhadores. Reconhece que o Brasil e o setor siderúrgico passam por grave crise, mas que qualquer concessão à CSN deve ser temporária, com o compromisso de retorno à situação anterior, baseado em parâmetros claros, vinculados à retomada do faturamento da empresa. Mesmo assim, o poder de compra dos trabalhadores deve ser mantido, com o reajuste das cláusulas econômicas, já que o aço é reajustado de acordo com a inflação.

Fonte: Senge-VR