Senge-RJ: Fechado acordo coletivo 2014/15 da CET-RIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A empresa Companhia de Engenharia de Tráfego, CET-Rio, aceitou, em reunião no dia 22 de dezembro de 2014, a contraproposta aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada no dia 16 de dezembro do mesmo ano. O novo acordo acresce, apenas, a correção de 5,9% pelo acumulado do IPCA no período de 01 de abril de 2013 à 31 de março de 2014 sobre a tabela salarial do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o modelo de divisão dos valores a serem recebidos pelo Programa de Resultados da Prefeitura, aprovado pelos engenheiros.

Os demais itens do acordo permanecem os mesmos. Veja o acordo completo aqui.

Por unanimidade, os engenheiros decidiram na assembleia que só fechariam o acordo caso a cláusula quadragésima sétima, referente ao Programa de Resultados da Prefeitura fosse modificada, pois representava uma grande perda para a categoria e o abandono do PCCS como orientador da “meritocracia” na CET-Rio, como apontou o diretor que acompanha as negociações da CET-Rio, Adalberto Garcia.

Mesmo sendo, em termos econômicos, um dos piores acordos para os empregados da CET-Rio, essa pequena vitória obtida é o resultado da união entre os empregados da empresa e dos dois Sindicatos (SENGE e SINTERGIA), sob a liderança do recém empossado Representante dos Empregados no Conselho de Administração da CET-Rio, Eduardo Ferreira.

Contribuição assistencial será descontada a partir de fevereiro

A contribuição assistencial foi aprovada em assembleia e refere-se ao valor a ser pago, em favor do SENGE-RJ, de uma taxa de3% (três por cento), em três parcelas mensais e sucessivas de 1% (um por cento) do salário-base de todos os engenheiros não sindicalizados e que estejam regidos por este ACT. A primeira parcela será descontada a partir de fevereiro.

A contribuição sindical ajuda nos custos durante a negociação coletiva, além da manutenção e ampliação da estrutura e serviços do Sindicato, como despesas com pessoal e infraestrutura (luz, água, comunicação, serviço jurídico, serviço técnico do DIEESE, cursos, etc.). Essa estrutura permite a assistência aos profissionais que procuram diariamente nossa entidade. Cabe mencionar que os diretores do SENGE-RJ não recebem qualquer remuneração pelo sindicato.

Os filiados aos SENGE-RJ que estiverem em dias com as mensalidades sociais, estarão isentos da referida contribuição e não sofrerão desconto em folha. Para os não-filiados que desejarem se filiar, o valor da contribuição poderá ser utilizado para o abatimento das primeiras mensalidades sociais (informe-se diretamente no Sindicato).

Carta de oposição

Os profissionais da CET-Rio representados pelo SENGE-RJ, não filiados, que não concordarem com a Contribuição Sindical deverão entregar a carta de oposição EXCLUSIVAMENTE ao SENGE-RJ. O documento deverá ser assinado e entregue pessoalmente entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2015, das 13h às 17h, na sede do Sindicato, que fica na AV. Rio Branco, nº 277 – 17º andar, Centro do Rio de Janeiro.Ele deve conter nome completo, nº da carteira e registro no Crea, CPF do profissional, data de emissão e o nº de matrícula na empresa.

O engenheiro ou engenheira que estiver de férias ou que exerça suas atividades profissionais em qualquer localidade fora da região metropolitano do Rio de Janeiro poderá enviar a carta de oposição por meio dos correios da cidade onde estiver exercendo suas atividades ou em gozo de férias. A carta deve ser registrada, postada individualmente e elaborada conforme a norma. Uma cópia da mesma deve ser enviada à empresa. Não serão aceitas cartas enviadas por email.

Fonte: Senge-RJ