Senge-RJ: Engenheiros de consultoria rejeitam proposta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Após a segunda rodada de negociações, realizada em 04/06/2014, o Sinaenco (Sindicato patronal que representa as empresas de arquitetura e Engenharia Consultiva) apresentou nova contra proposta aos itens propostos pelos engenheiros e arquitetos, dentre os quais, destacam-se:

 

• Piso salarial, para profissionais trainee (até 2 anos de formado) abaixo do Salário Mínimo Profissional

• Reajuste salarial de 7%,

• Ticket-refeição de R$27,00

 

Em assembleia realizada em 11 de junho, os engenheiros e arquitetos rejeitaram a proposta do Sinaenco de estabelecer Piso da categoria abaixo do que estabelece a lei do SMP.

Quanto ao percentual de reajuste de 7%, os profissionais presentes à assembleia também rejeitaram e referendaram a proposta apresentada pelo Senge-RJ, ao Sinaenco, no sentido de fixar em 8,5% o percentual de reajuste, numa demonstração de disposição de negociar, já que o pedido original, conforme consta da pauta de reivindicações foi de 12,04%, sendo 7,04% referente à variação do ICV e 5% de pedido de aumento real.

Outro item que ainda não teve aceitação dos engenheiros e arquitetos presentes à assembleia foi o banco de horas. Na última convenção, o banco de horas tinha como limite o total de 32 horas, que se acumulavam no período de 4 meses. O Sindicato patronal pretende passar esses limites para 36 horas e acumulação no período de 6 meses.

Estão sendo discutas, também, a situação de horas dos profissionais a disposição do empregador, especialmente, quando em viagens a serviço e o profissional precisa se deslocar para os locais de embarque, desembarque e serviço, em fins de semana ou feriado e, quando em dias úteis, ultrapassando a jornada normal de trabalho.

A terceira rodada de negociação ainda não foi marcada, mas deverá ocorrer no próximo dia 01/julho.