Senge-PR: Integrantes do Senge Jovem fazem visita técnica a usinas no Mato Grosso do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Futuros engenheiros foram à cidade de Três Lagoas onde conheceram diferentes sistemas de geração de energia

Um grupo de 44 futuros engenheiros, entre os quais integrantes da equipe do Senge Jovem e Creajr de Londrina, fizeram visitas técnicas a sistemas de produção de energia no estado do Mato Grosso do Sul. Alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica estiveram na cidade de Três lagoas-MS onde visitaram a Usina Termoelétrica Luiz Carlos Prestes, da Petrobras, e a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias (Jupiá). As visitas, realizadas no último dia 8 de abril, tiveram a supervisão das professoras Joseane Theodoro e Raquel Ratz do Departamento Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Londrina).

De acordo com os estudantes Pedro Henrique Presumido e Larissa Oliveira Paulista, integrantes do Senge Jovem, foram compartilhados conhecimentos sobre as formas de geração de energia e as consequências ambientais dos diferentes modelos. “Essas ações são de suma importância para o enriquecimento teórico e prático das atividades desenvolvidas pelos engenheiros na carreira profissional”, afirmou Larissa.

Os estudantes destacaram que, na Petrobras, houve uma apresentação de todo o funcionamento de uma termoelétrica, como também do processo de monitoramento do ar, da água e das espécies de animais e plantas ao redor da usina. Na usina Hidrelétrica de Jupiá, os alunos puderam acompanhar a história da construção da usina hidrelétrica, o processo da geração de energia elétrica e visitar o viveiro de mudas, onde a usina utiliza as plantas nativas para a recuperação das áreas degradadas.

Fonte: Senge-PR