Senge-PR é homenageado na sessão solene aos 60 anos de fundação do Dieese no Paraná

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, e o vice-presidente da entidade, Valter Fanini, recebem homenagem em nome do Sindicato, das mãos do supervisor do escritório paranaense do Dieese, Sandro Silva (esquerda) e do coordenador de relações sindicais, José Silvestre Prado de Oliveira.

Na década de 80, o Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR) e demais entidades sindicais do Paraná, em meio ao movimento de redemocratização do país, a consolidação do Novo Sindicalismo e consequente ampliação do movimento em defesa dos trabalhadores, assinavam a ata de instalação do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O ato marcou o fortalecimento da entidade no Paraná, que em âmbito nacional já existia desde 1955.

Foi pela participação na fundação do escritório regional que o Senge-PR recebeu homenagens do Dieese nesta segunda-feira (16), junto à sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), proposta pelo deputado estadual Tadeu Veneri, em comemoração aos 60 anos do escritório nacional do departamento.

“O Dieese não existe sem as entidades que dão suporte às nossas ações, que nos dão estrutura para continuarmos oferecendo assessoria aos trabalhadores. Por isso é justa a homenagem aos sindicatos”, afirma o coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre Prado de Oliveira.

Para o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, é gratificante ver o crescimento de uma entidade parceria dos trabalhadores e dos sindicatos. “É regozijante saber que ajudamos a consolidar uma entidade fundamental para a luta sindical e dos trabalhadores, que fizemos parte da criação de uma instituição que hoje tem um grande prestígio não apenas no mundo sindical, mas junto à sociedade, à imprensa e ao governo”.

Assessoria econômica em negociações coletivas, produção de pesquisas e estudos sob demanda, capacitação em negociações, promoção de cursos de política sindical, e várias outras formas de atuação tem dado destaque à entidade ao longo de sua história.

Junto ao Senge-PR, o Dieese participa anualmente das negociações de acordos e convenções coletivas, além de assessorar o sindicato em outras demandas, conforme aponta o vice-presidente do Senge e diretor do escritório da seção paranaense do departamento, Valter Fanini. “O Dieese sempre foi parceiro nas negociações em defesa dos profissionais de engenharia, dando suporte às lutas do Senge com dados econômicos e estatísticos, subsidiando a participação da entidade em questões de políticas públicas, auxiliando a estruturação do sindicato nos planejamentos estratégicos do Senge-PR. Enfim, presente sempre em nossas lutas”.

Fonte: Senge-PR