Senge-PE lança cartilha sobre mobilidade urbana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 09/11 o Senge-PE lança a cartilha “Por um espaço público cidadão: a mobilidade e a conquista da rua”. O evento de lançamento acontecerá na Livraria Cultura do Paço Alfândega, a partir das 19h, e contará com debate a respeito do tema abordado na publicação.

Esta é a segunda cartilha, de um conjunto de três, que o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco vai lançar, e que pretende esclarecer alguns aspectos que fazem parte do dia a dia do cidadão e, ao mesmo tempo, relacionam-se diretamente com o planejamento e o projeto da cidade. A primeira cartilha da série foi “Por um espaço público cidadão: o encontro do edifício com a rua”, lançada em fevereiro de 2014.

Na publicação são abordadas questões da arquitetura e do urbanismo que permeiam diversos anseios das pessoas que vivem e discutem a problemática das cidades nos dias atuais. Elaborada pelos arquitetas Maria de Lourdes Nóbrega, Clarissa Duarte Câmara, Andréa Câmara, Paula Maciel Silva, Isabella Leite Trindade, Robson Canuto e Múcio César de Jucá Vasconcelos, e pela engenheira Eloísa Moraes, em conjunto com o Senge-PE, procura auxiliar, também, aqueles que não lidam profissionalmente com temas urbanos e não possuem vocabulário e informações específicas para tratar de muitos assuntos que são relevantes no dia a dia da cidade. Os autores defendem que não está distante da sociedade em geral a possibilidade de transformar as cidades em locais mais agradáveis, defendendo uma gestão mais participativa do espaço urbano.