Senge-MG inicia campanha de valorização dos Engenheiros e Engenheiras mineiros pelo Dia da Engenharia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) dá início à campanha “Valorização dos Engenheiros e Engenheiras de Minas Gerais”, no dia 10 de abril, data em que se comemora o Dia da Engenharia. O objetivo é buscar o reconhecimento dos profissionais da área e garantir que eles sejam contratados com a nomenclatura correspondente à formação, quando exercida no trabalho, resgatando assim a sua “Identidade Profissional”. Muitas empresas têm feito contratações de engenheiros e engenheiras exigindo a graduação em Engenharia, no entanto, na carteira de trabalho os cargos estão descritos como analistas, assistentes, técnicos, gestores e tantos outros, contrariando inclusive o que está descrito nos artigos 11º e 12º do Código de Ética Profissional do Sistema CONFEA/CREA.

O Senge-MG ao longo das últimas negociações tem feito um grande esforço para que os engenheiros e engenheiras tenham a sua graduação reconhecida e recompensada através da alteração de seus cargos nas empresas para o título de engenheiro ou engenheira. Entre tantos trabalhos realizados pelo Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais com esta finalidade está a tentativa de colocar nos Acordos Coletivos de Trabalho esta condição e a tentativa de criação da Carreira de Engenheiro em prefeituras, órgãos estaduais e federais para garantir a estes engenheiros o reconhecimento e valorização através de sua titulação profissional.

Nas negociações com o Governo do Estado de Minas Gerais, por exemplo, os servidores da área de Engenharia, embora exerçam cargos relacionados à formação em Engenharia, não são contratados como tal. Com o apoio do Senge-MG e de outros sindicatos, os profissionais estão em processo de elaboração de uma minuta de um Projeto de Lei para que seja criada a carreira de Engenharia no Estado de Minas Gerais.

A Engenharia é uma área estratégica para o desenvolvimento de cidades, estados e países. São os profissionais da área que planejam e executam importantes projetos que beneficiam direta e indiretamente toda a sociedade. Com engenheiros reconhecidos e valorizados, a população é quem ganha. O Senge-MG gostaria de contar com o apoio da imprensa nesta importante campanha de valoriação.

Fonte: Senge-MG