Senge-MG: CREA apoia a criação da carreira de engenharia para servidores do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG,) vai apoiar a causa dos Engenheiros, arquitetos, geólogos e geógrafos servidores públicos do Estado de Minas Gerais para a criação da Carreira de Estado da Engenharia. Os servidores, juntamente com associações e entidades sindicais, se reuniram na sede do Crea-MG, em 26 de abril, para pedir o apoio da casa.

O presidente do Crea-MG, Jobson Nogueira de Andrade, disse que vai prestar um apoio mais firme, efetivo e crítico e que não vai receber nenhum candidato a cargo público no Conselho que não se comprometa com a causa, inclusive com prazos. “Nós estaremos juntos com vocês, com os Sindicatos, com o governo. Vamos estabelecer as pautas, registrar isso nos principais instrumentos de comunicação. Vamos exigir um pouco mais de respeito no diálogo conosco”. Jobson Andrade firmou o compromisso em agendar uma reunião com o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, para conversar sobre o assunto.

Com boas perspectivas para alcançar sucesso em criar a Carreira de Estado para as categorias, o presidente do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerias (Senge-MG), Raul Otávio da Silva Pereira, citou exemplos vitoriosos de causas ganhas pelos engenheiros como a conquista do salário mínimo profissional na Epamig, Prefeitura de Contagem e de Uberlândia, na qual o Sindicato atuou juntamente com os profissionais. “Onde os engenheiros nos procuram o Senge-MG não falta, não deixa de participar, atuar. Fazer aquilo que é sua obrigação. Este é o resultado da demanda de vocês. A resposta do Senge é justamente atender esta demanda e criar condições para que os objetivos sejam alcançados”.

O ato para pedir apoio ao Crea-MG tem o apoio do Senge-MG, Sinarq-MG, Singeo-MG a Assender e a Aprogeo. Além dos servidores do Estado que estão à frente do movimento, estiveram presentes aposentados, profissionais da Engenharia, autoridades e políticos. A presidente Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG) Vera Carneiro, também prestou apoio à causa. “O primeiro ponto da pauta é a carreira de Estado. Temos várias coisas a nos unir. Antes os arquitetos estavam dentro do Conselho (Crea), agora são parceiros.”

Causa

Atualmente, os servidores estaduais engenheiros, arquitetos, geólogos e geógrafos são classificados em Minas Gerais como analistas, gestores e fiscais no Estado, ao invés de serem reconhecidos e valorizados com a titulação na qual se formaram. O Estado cobra destes profissionais capacitação técnica para que possam realizar seu trabalho com eficiência, mas não valoriza o esforço e a dedicação deles. Na tentativa de buscar a valorização profissional e reverter este quadro, um Grupo de Trabalho foi formado entre os servidores estaduais e, com o auxílio do Departamento Jurídico do Senge-MG e da Assender, foi criada uma proposta de Projeto de Lei (PL) para a criação das referidas carreiras. O PL foi entregue à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag.

Campanha de Valorização Profissional

O Senge-MG deu início à campanha “Valorização dos Engenheiros e Engenheiras de Minas Gerais”, no dia 10 de abril, data em que se comemora o Dia da Engenharia. O objetivo é buscar o reconhecimento dos profissionais da área e garantir que eles sejam contratados com a nomenclatura correspondente à formação, quando exercida no trabalho, resgatando assim a sua “Identidade Profissional”. Entre outros itens desta campanha de valorização, o Senge-MG, a partir deste semestre, irá inserir em todas as suas pautas de reinvindicações a exigência de contratação dos engenheiros e engenheiras somente com o título de engenheiro e alteração de todos os planos de cargos para esta nomenclatura de forma a atender ao artigo 12 do código de ética do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

Fonte: Senge-MG