Senge-MG: continua forte a mobilização de servidores do estado por valorização profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O movimento de mobilização dos engenheiros, geólogos e arquitetos servidores do estado continua forte em defesa da valorização profissional e contra a política da indiferença do Governo. Na manhã de sexta feira (23/10), os profissionais do DER interromperam o trânsito na Avenida dos Andradas em protesto contra a enrolação nas negociações por parte do Governo. No mesmo dia, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) anunciou, em nota à imprensa, que participaria de reunião de negociação com engenheiros e arquitetos na tarde de hoje (26/10).

Hoje, cerca de 80 engenheiros e arquitetos do DER, se juntaram aos colegas de vários órgãos num visível fortalecimento do movimento na Cidade Administrativa. Agora, não só engenheiros e arquitetos da Setop, Deop e DER estão mobilizados, mas também profissionais de outros órgãos como Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Estado de Esportes, Fundação Hospitalar e Polícia Civil chegam para participar da luta por mais valorização profissional.

Veja também: Engenheiros e arquitetos fazem manifestação na Av. dos Andradas por reconhecimento profissional

A concentração de engenheiros, geólogos e arquitetos durou desde o final da manhã até o encerramento da reunião entre os sindicatos Senge-MG, Sinarq-MG e Singeo-MG, Setop e a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Warlene Rezende, por volta das 17 horas. Na reunião, o Governo se comprometeu oficializar a criação de uma comissão paritária com os profissionais, para discussão da Carreira de Engenheiro, Geólogo e Arquiteto no Estado.

Durante a reunião, discutiu-se também, o salário base dessas categorias. Em alguns departamentos e secretarias existem formas diferenciadas de gratificações e em algumas sequer existem gratificações. No entanto, está sendo estudada pela Setop a criação de um Projeto de Lei que garanta uma gratificação que remunere todos os profissionais engenheiros, geólogos e arquitetos que exercem efetivamente as atividades técnicas, o que ajudará a uniformizar estas atividades no Estado.

Para o Senge-MG, a criação das carreiras visa regularizar as atividades efetivamente desenvolvidas por estes profissionais.

 Fonte: Senge-MG