Senge-ES é homenageado nos 60 anos do Dieese

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espirito Santo (Senge-ES) foi homenageado na Assembleia Legislativa (Ales) na sessão solene que marcou os 60 anos de atuação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O evento foi realizado na última quarta-feira (25) e também marcou os 30 anos do escritório regional da instituição. Diversas entidades sindicais também receberam menções honrosas.

O diretor de promoção social do Senge-ES, Luis Fernando Fiorotti, representou o Senge-ES na solenidade. O Secretário Geral, Rogério do Nascimento Ramos, e o Diretor de Estudos Socioeconômicos, Marconi Pereira Fardim, também estiveram presentes na sessão solene.

O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, é uma criação do movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Saiba mais em www.dieese.org.br.

A solenidade

Padre Honório (PT), que abriu a sessão, justificou a ausência do companheiro de partido Nunes, proponente da iniciativa juntamente ao deputado Dary Pagung (PRP), que foi à Brasília para ajudar na renegociação das dívidas dos agricultores capixabas decorrentes da crise hídrica. O petista reconheceu o trabalho do Dieese. “Trata-se de um momento muito importante para pessoas que fazem história no Estado”.

Em seguida, Janete de Sá (PMN) se disse honrada em receber os “companheiros sindicalistas”. A deputada destacou que “veio como sindicalista” ao evento, pois lembrou que participa na negociação das reivindicações de empregados da mineradora Vale com a cúpula da multinacional.

Ela se referiu ao Dieese como “instrumento confiável da classe sindical” na mesa de negociação. “Tenho certeza que apesar das adversidades os trabalhadores são gratos a esses sindicalistas abnegados responsáveis por melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do Espírito Santo”, salientou.

A supervisora técnica do Dieese-ES, Sandra Bortolon, explicou que o órgão “é uma associação privada criada pelo movimento sindical a fim de instrumentalizar os trabalhadores na assessoria às negociações coletivas e na vida sindical”. “É a ciência do mundo do trabalho”, afirmou. Segundo ela, nos últimos dois anos, a entidade assessorou mais de mil negociações.

Para ela, a credibilidade adquirida em sua trajetória deve-se à sua unidade política. “O Dieese tem uma característica fundamental, que é a credibilidade junto aos agentes sociais e econômicos (…) fundamentalmente porque é uma entidade autônoma, mas que ao mesmo tempo tem uma unidade política”, defendeu.

Em sua rápida fala, o secretário de organização Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES), Obadias Souza Filho, analisou que “quando uma negociação é assistida pelo Dieese o resultado é outro”. O vice-presidente da Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), Josué King Ferreira, lembrou que o surgimento da entidade deu mais equilíbrio nas reivindicações junto aos patrões.

Representante Central da Classe Trabalhadora (Intersindical-ES), Fabrício Coelho registrou “a importância do Dieese enquanto assessoria de pesquisa, enquanto proposição social também para o parlamento. Os partidos de esquerda e progressistas também (são) aliados do Dieese em várias propostas, como a taxação de grandes fortunas”.

Já o secretário-geral da Nova Central Sindical dos Trabalhadores do ES, Wellington Bezerra reiterou o suporte dado pelo órgão nas negociações. “Os patrões sempre estão bem assessorados com números falsos para levar vantagem na negociação coletiva. E nós precisamos estar sempre amparados por um instituto de credibilidade tamanha como o Dieese”, avaliou.

O coordenador regional do Dieese-ES, Max Célio Carvalho, reconheceu que a atuação da entidade vai além do fornecimento de dados. “Percebi que o Dieese não era só para dar essas estatísticas (…) o comportamento na mesa de negociação tem que ser diferenciado”, pontou.

A subsecretária de Estado de Trabalho Fernanda Maria Souza adiantou que o governo está empenhado na construção do projeto “Observatório do Trabalho”. “É importante a gente ter informações mais minuciosas sobre o mercado de trabalho principalmente nos dias atuais, então a gente está com essa tarefa para 2016”.

Por fim, o coordenador de relações sindicais do Dieese nacional, José Silvestre de Oliveira fez uma síntese das seis décadas de história da entidade desde a sua fundação até os dias atuais. “Se eu pudesse definir a criação do Dieese eu definiria com duas palavras: a primeira foi ousadia e a segunda sabedoria”, ressaltou.

Silvestre destacou ainda alguns episódios marcantes pelas quais a organização passou, como em 1958/59, quando viabilizou a proposta que deu origem ao índice de custo de vida “para fazer frente às reivindicações dos trabalhadores perante aos índices oficiais.” Mais para frente, disse que “não existe em país nenhum do mundo uma instituição similar ao Dieese”.

De acordo com ele, na Europa, Ásia e Estados Unidos as entidades sindicais e particularmente as centrais sindicais têm os seus próprios institutos de assessoria e pesquisa, mas uma instituição de caráter intersindical e plural, que trabalha todas as entidades (…) só tem o Dieese. Acho que é graças a isso que o Dieese se mantém vivo”, concluiu.

Logo após, representantes dos sindicatos receberam homenagens. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia e Empresas Prestadoras de Serviço no Setor Elétrico e Similares (Sinergia), Edson Wilson Bernardes França, foi o escolhido para falar em nome dos laureados.

“O Dieese enfim é a melhor ferramenta politico-científica que nós temos, a nossa luta é para a gente consiga que mais entidades possam entender a importância que tem o Dieese para os trabalhador, na formulação de políticas, formação de quadros”. Ele pediu que entidades ainda não filiadas à instituição façam a adesão.

Homenageados – Associados Dieese-ES

Senalba – Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional
Senge – Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo
Simes – Sindicato dos Médicos do Espírito Santo
Sindaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente
Sindfer – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico
Sindialimentação – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação
Sindibancários – Sindicato dos Bancários
Sindicomerciarios – Sindicato dos Empregados no Comércio
Sindienfermeiros – Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo
Sindiestivadores – Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios
Sindijudiciários – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Espírito Santo (SINDJUD)
Sindilimpe – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública
Sindimetal – Sindicato dos Metalúrgicos
Sindipetro – Sindicato dos Petroleiros
Sindiupes – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do ES
Sindserv – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Mateus
Sinergia – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia e Empresas Prestadoras de Serviço no Setor Elétrico e Similares
Sinpro – Sindicato dos Professores
Sinticel – Sindicato dos Trabalhadores Químicos e Papeleiros
Sintraconst – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil
Sintramassas – Sindicato dos Empregados das Indústrias de Panificação e Confeitaria
Sinttel – Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações
Suport – Sindicato Unificado da Orla Portuários

Com informações de Marcos Bonn/Web Ales
Foto de capa: Divulgação Assembleia Legislativa
Fotos internas: Senge-ES/Flávio Borgneth

Fonte: Senge-ES