Senge-ES: diretoria 2015/2017 toma posse

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Ato solene reuniu profissionais e autoridades de todo o Espírito Santo

Eleita para o mandato 2015/2017, a nova diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) tomou posse no dia 28/1. O mandato é presidido pelo engenheiro eletricista, Ary Medina Sobrinho. O presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento, participou da cerimônia, bem como diversas autoridades. Na ocasião, engenheiros e engenheiras conheceram os eixos do programa de trabalho que será adotado no próximo triênio para o fortalecimento da engenharia no Estado.

O presidente eleito, Ary Medina, destacou que seu mandato terá foco na reorganização interna e das ações do Senge-ES. Além disso, frisou a importância da transparência em sua gestão e anunciou o início de uma reestruturação. “Vamos começar arrumando nossa casa. A situação do nosso sindicato requer muito trabalho. Precisamos levar nosso nome de novo para as bases para que todos os engenheiros e engenheiras se sintam realizados com sua filiação e profissão”, disse.

Clovis Nascimento, presidente da Fisenge, falou sobra a importância do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo na história da Federação Interestadual. “O Senge-ES é um dos sindicatos fundadores da Fisenge”, lembrou. “Nossa bandeira aqui é de cooperação independente e altiva para que possamos contribuir para a valorização e o fortalecimento da engenharia e pelo desenvolvimento do nosso país”, afirmou.

Diretrizes

O objetivo do Sindicato é a defesa dos interesses de seus representados – engenheiros, agrônomos, geólogos, tecnólogos e geógrafos. A plataforma de trabalho adotada para esse fim foi apresentada pelo ex-presidente e atual diretor de promoção social do Senge-ES, Luis Fernando Fiorotti. “Temos que varrer pra dentro”, brincou, fazendo alusão à necessidade de agrupamento dos profissionais em torno do projeto da gestão 2015/2017. As ações serão divididas em três eixos: sindical, institucional e social.

A celebração de Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho é um dos focos das ações sindicais, bem como aperfeiçoar a parceria com à Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – Fisenge. Já no campo institucional, a valorização da profissional continua sendo uma das bandeiras do Senge-ES. A defesa do Salário Mínimo Profissional (Lei 4.950-A), a atualização da tabela de honorários e a criação de uma Secretaria dos Aposentados também estão previstas, bem como o comprometimento com o desenvolvimento regional, privilegiando o arranjo produtivo local, voltado para a Ciência e Tecnologia. A sustentação econômica e financeira da instituição será outro pilar dessa gestão.

No leque de ações sociais está a ampliação dos benefícios oferecidos aos associados. Para tanto, novos convênios com instituições públicas e privadas serão celebrados. A implantação do Senge-ES Jovem será realizada tendo em vista a renovação sindical. Além disso, os sindicalizados terão acesso 24h ao sindicato com a criação da Agência Virtual e pelas novas plataformas de comunicação que objetivam estreitaro relacionamento com os profissionais de engenharia.

Presenças
A solenidade de posse da diretoria 2015/2017 foi realizada no Cerimonial Espaço Verde (Mata da Praia/Vitória). Além do presidente do Senge-ES, Ary Medina Sobrinho, e do presidente da Fisenge, Clovis Nascimento; formaram a mesa as seguintes autoridades: secretário geral do Senge-ES, Rogério do Nascimento Ramos; comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares do Espírito Santo, Coronel Carlos Marcelo D’isep Costa; deputado estadual, Dr Hércules Silveira; secretário estadual de esportes, Waldir Klug; vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito; vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia do Espírito Santo (Crea-ES), Fred Rosalém e o delegada chefe da Polícia Civil do Espírito Santo, Gracimeri Gaviorno.
O ato solene e comemorativo da posse teve a presença de diversas entidades representadas por lideranças de todo Estado. Estavam presentes o diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-ES (Mútua-ES), Douglas Muniz; o 2° vice-presidente do Crea-ES, José Antônio do Amaral Filho; diretor da Sociedade Internacional de Automação, Afonso Celso de Souza Oliveira;diretora da Mulher da Fisenge, Simone Baía; Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Espírito Santo (Sindtecnólogos), Dário Almeida; vice-presidente do Instituto de Avaliações e Perícias de Engenharia do Espírito Santo (Ibape-ES), Patrícia Brunow e o ex-presidente da Sociedade Espírito Santense de Engenheiros, José Maria Cola Santos.

Fonte: Comunicação Senge-ES