Seagro-SC realiza encontro preparatório

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Conselho Deliberativo do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC) se reuniu, nos dias 07 e 08 de maio, para discutir as ações da campanha salarial deste ano e eleger delegados para o 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). O encontro reuniu mais de 30 dirigentes de praticamente todas as regiões do estado. O presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bittencourt, esteve presente. “Em Santa Catarina, tivemos um debate muito qualificado em torno dos temas políticas agrária e agrícola e formação profissional. Este já é o quarto encontro de preparação para o Consenge e temos acompanhado a excelente mobilização dos sindicatos e discussões de alto nível”, afirma Bittencourt. Também foi realizada uma palestra de abertura com o professor do curso de agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Oscar José Rover, que falou sobre ” Políticas agrárias e agrícolas sustentáveis para o desenvolvimento ” e apresentou um amplo diagnóstico sobre agricultura familiar.

Dentre as propostas aprovadas estão: a formulação de políticas que garantam para as instituições estaduais oficiais de pesquisa agropecuária, extensão rural e defesa agropecuária, recursos para custeio e investimento visando ao desenvolvimento de seus projetos, desde que estas garantam serviços de pesquisa e assistência técnica e extensão rural gratuito à agricultura familiar para garantir a segurança alimentar; e uma melhor distribuição de recursos e cursos tecnológicos e superiores das engenharias no território nacional. Todas as propostas aprovadas farão parte dos debates no Consenge.

Campanha salarial
Uma das deliberações foi sobre a mobilização da categoria em Florianópolis, que estava prevista para a próxima 3ª feira (13/05), com manifestações no evento da AveSui, no centro de eventos da cidade e no Centro Administrativo do Governo do Estado, na Assembleia Legislativa e na Secretaria da Agricultura. Entretanto, a presença do Secretário da Agricultura do Estado, Airton Spies, e suas pontuações acerca das propostas já encaminhadas e dos acordos anteriores, o CD achou melhor suspender temporariamente as ações e manifestações programadas. Segundo Vlademir Gazoni, presidente do Seagro-SC, “a vinda do novo secretário ao nosso encontro nos anima, cuja promessa da apresentação de uma nova proposta para a volta nas negociações deverá acontecer na semana que vem, com isto ficam suspensas as ações anteriormente programadas”.

Confira os delegados eleitos:
 Delegados natos pela Fisenge:
1 – Eduardo Medeiros Piazera
2 – Vlademir Gazoni
3 – Fabiana Alexandre

 Quatro vagas para diretoria Executiva:
1 – Léo Teobaldo Kroth
2 – Jorge Dotti Cesa
3 – Rosilda Helena Feltrin
4 – Matheus Mazon Fraga

 Oito vagas para diretores presentes no Encontro Preparatório:
1 – Evandro Spagnollo – Chapecó
2 – Eduardo Briese Neujhar – Campos Novos
3 – Anderson Kangerski – Tubarão
4 – Daniel Canabarro – Concórdia
5 – José Marcio Lehmann – Lages
6 – Fernando José Felix – Curitibanos
7 – Adriana A. Padilha – Blumenau
8 – Ana Paula Schlichting – Lages