Paraná: Senge Jovem é a ponte entre a universidade e o exercício profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) lançou, nesta quarta-feira (17), o Senge Jovem, projeto de suporte à qualificação profissional e de aproximação dos estudantes das áreas de Engenharia, Geografia e Geologia ao mercado de trabalho. O evento de apresentação do projeto, na sede do Senge-PR, em Curitiba, reuniu presidentes de Diretórios e Centros Acadêmicos de cursos de engenharia, representantes da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab) e acadêmicos de universidades e faculdades públicas e particulares de todo o Paraná.

Entre as instituições representadas por seus estudantes no lançamento do Senge Jovem estiveram a Universidade Federal do Paraná (UFPR) ; a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), de Curitiba, Pato Branco e Francisco Beltrão; a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Estadual de Londrina (UEL); a Universidade Estadual de Maringá (UEM); a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); a Faculdade Paranaense (Fapar), de Curitiba e a Faculdade Integrado de Campo Mourão.

“Mais que voltado aos engenheiros, geógrafos e geólogos em processo de graduação, o Senge Jovem foi criado com foco na formação desses futuros profissionais”, afirmou o coordenador do projeto e diretor do Senge-PR, Cícero Martins Junior.

“O objetivo do Senge é abrir espaço aos acadêmicos das áreas de Engenharia, Geologia e Geografia e oferecer suporte aos desafios da profissão. É uma ação voltada à qualidade e também no bem comum da sociedade com o exercício da profissão”, frisou o presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak.

Cacilda Redivo, gestora do Crea Junior e representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), no encontro de lançamento do Senge Jovem, destacou que o projeto cumpre uma lacuna no processo de formação desde a universidade até o exercício profissional. “É um suporte importante ao estudante após a sua formação. O Crea habilita os profissionais e o sindicato os auxilia na garantia dos seus direitos. Juntamente com o Senge, poderemos criar uma agenda conjunta com ênfase na formação dos estudantes”, disse Cacilda. Criado em 2005, o Crea Junior conta com 102 membros dirigentes e 13 mil estudantes incluídos no programa.

O Senge Jovem foi criado com a missão de defender e valorizar os profissionais das categorias representadas pelo Sindicato com base na promoção da democracia e do desenvolvimento humano. O projeto está estruturado em seis vertentes: Espaço Senge Jovem, de filiação gratuita ao Sindicato como sócio-aspirante; Engenharia Solidária, para o desenvolvimento de projetos de suporte social em convênio com as universidades; Militante em Formação, de integração dos estudantes à atividade sindical com ênfase à importância da representatividade para o exercício profissional; Banco de Estágios, para a inserção no mercado de trabalho; Ciclo de Eventos, Cursos e Palestras, com certificação para o suporte na formação profissional e Redes de Informação, com a criação de um portal para o compartilhamento de conhecimento, agendas e dados sobre a vida profissional.

Este artigo foi publicado em 19/04/2013 às 13:36 na seção Notícias Home, Notícias.