Movimentos populares se mobilizam contra privatização do setor energético

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Organizações realizarão protestos no dia 12 de janeiro contra medidas que pretendem privatizar a Eletrobrás (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Os movimentos populares que compõem a Frente Brasil Popular, dentre os quais a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), estão mobilizados contra a privatização do setor energético brasileiro.

De acordo com os movimentos em manifesto, a Petrobras, que está no centro das investigações da Operação Lava-Jato, é alvo de projetos que visam seu desmonte, como o PL 131/2015 do senador José Serra (PSDB-SP), que propõe tirar a empresa da função de operadora única do Pré-sal e acabar com a obrigatoriedade legal dela participar em, pelo menos, 30% das áreas exploratórias.

As organizações atentam também para os projetos que visam privatizar o sistema elétrico como o decreto 8449/15 do governo federal, que dispõe sobre a inclusão da Celg Distribuição S.A. no Programa Nacional de Desestatizacão (PND) e das distribuidoras do grupo Eletrobrás.

Em manifesto, os movimentos afirmam que o setor energético é estratégico, e deve estar sob controle estatal. “A energia é fundamental para o bom desempenho da economia e aos bens e serviços produzidos no país, por ser um insumo básico para o desenvolvimento. O desenvolvimento de uma nação significa satisfazer as necessidades básicas de seu povo, incluindo o acesso à energia. A privatização do setor elétrico não deu certo em nenhum país onde tais medidas foram implementadas, principalmente onde a sociedades é marcada por fortes disparidades entre ricos e pobres”.

O documento também afirma que, ao contrário do que se propagandeia, a gestão do setor privado no setor energético não é mais eficiente que a gestão estatal. “O racionamento de energia ocorrido em 2001 e os exemplos atuais quando avaliamos o ranking das empresas distribuidoras elaborado pela Aneel em 2014, evidenciam que a gestão do setor privado não é superior ao do setor público”.

Além disso, continuam os movimentos, “as empresas já privatizadas no setor elétrico brasileiro não demonstram a flexibilidade, adaptabilidade e compromisso com as necessidades e especificidades das populações locais e regionais”.

Para protestar contra a privatização do setor elétrico, pela revogação do decreto 8449/15 e por uma reestruturação da Eletrobrás, os movimentos irão realizar uma mobilização no próximo dia 12 de janeiro em Goiás, Acre, Amazonas, Piauí, Rondônia e Alagoas.

Conheça o manifesto contra a tentativa de privatização:

CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES DAS EMPRESAS DO SISTEMA ELETROBRAS

As entidades signatárias desse MANIFESTO vem a público denunciar e repudiar a decisão do Governo DILMA, através do Ministério de Minas e Energia e da direção da Eletrobras, em vender o controle acionário, ainda em 2015, das empresas Distribuidoras de Energia Elétrica do Sistema Eletrobras.

Não podemos admitir que um Governo democrático e popular, eleito com maciço apoio da classe trabalhadora, se deixe levar pelas circunstâncias impostas neste momento de crise, que é mais política do que econômica, para adotar uma agenda neoliberal, que acreditávamos ter derrotado nas urnas.

Essa agenda perversa trás o arrocho aos trabalhadores, além de aprofundar a crise com a tentativa de golpe orquestrada pela mídia, conjuntamente com parte do Congresso Nacional, um dos mais reacionários já eleitos no Brasil, formado por aqueles que não conseguem aceitar a inversão de prioridade dos recursos públicos para a inclusão das políticas sociais.

Os trabalhadores não podem aceitar que o Governo Dilma, na tentativa de agradar ao “mercado”, tente impor aos trabalhadores (as) e a sociedade brasileira uma agenda conservadora, com a retomada da privatização de alguns setores, como é o caso do setor elétrico, com a venda das empresas Distribuidoras de Energia do Sistema Eletrobras, que são: Companhia Energética do Piauí – CEPISA; Companhia Energética de Alagoas – CEAL; Companhia de Eletricidade do Acre – ELETROACRE; Centrais Elétricas de Rondônia – CERON; Boa Vista Energia S.A; Amazonas Distribuidora de Energia S.A; e, CELG Distribuição S.A. – CELG D.

Os trabalhadores têm propostas para manutenção das empresas distribuição
Os trabalhadores vão lutar contra essas medidas privatistas do Governo DILMA, por entender que estas empresas são fundamentais para o desenvolvimento regional, e se entregues à iniciativa privada, o resultado será indubitavelmente o desemprego, as tarifas elevadas à sociedade, o aprofundamento da terceirização, além da redução da qualidade dos serviços.

Os trabalhadores querem discutir com o Governo Federal uma proposta alternativa a esse projeto privatista, como a criação de uma Holding de Distribuição de Energia, vinculada diretamente ao Ministério de Minas e Energia, a exemplo da Holding Eletrobras que é responsável pela geração e transmissão de energia elétrica.

Uma nova aliança política para fortalecer a Eletrobras
Os trabalhadores entendem que é chegado o momento do Governo se recompor politicamente, com uma nova aliança que possibilite retirar dos Ministérios, da direção da Eletrobras e das empresas, os “aliados” de Cunha e Temer, e que seja colocado em prática a exclusão das distribuidoras do Sistema Eletrobras do Programa Nacional de Desestatização – PND, sepultando de vez o processo de privatização no país, em especial as empresas do Sistema Eletrobras.

Para refletir
“Se o governo não der sinais que vai mudar, que assumirá o que defendeu na campanha, será um governo que se autocondenará ao fracasso. Pois, não possui a confiança das elites, que tentam derrubá-lo, e ao mesmo tempo se afastará com medidas impopulares da imensa base social, que representa 85% da população brasileira”.

Assinam o manifesto:

CNU – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS URBANITARIOS
FNU – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS URBANITARIOS
FRUNE – FEDERAÇÃO REGIONAL DO NORDESTE
CNE – COLETIVO NACIONAL DOS ELETRICITARIOS
FTIUN – FEDERAÇÃO REGIONAL DOS URBANITARIOS DO AC/AM/AP/MA/PA/RO/RR
SINDUR – SINDICATO DOS URBANITARIOS DE RONDÔNIA
STIUMA – SINDICATO DOS URBANITARIOS DO MARANHÃO
SINDURB – SINDICATO DOS URBANITARIOS DE PERNAMBUCO
SINERGIA-RJ– SINDICATO DOS ELETRICITARIO DO RIO DE JANEIRO
ASEF – ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS DE FURNAS
FISENGE– FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DE SINDICATOS DE ENGENHEIROS
AEEL – ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS DA ELETROBRAS
SINAERJ-SINDICATO DOS ADMINISTRADORES DO RIO DE JANEIRO
SINERGIA BA- SINDICATO DOS ELETRICITARIO DA BAHIA
STIUEG – SINDICATO DOS URBANITARIOS DE GOIAS
STIU AM –SINDICATO DOS URBANITARIOS DO AMAZONAS
STIU AC –SINDICATO DOS URBANITARIOS DO ACRE
STIU AP –SINDICATO DOS URBANITARIOS DO AMAPÁ
SINDELETRO CE – SINDICATO DOS ELETRICITARIOS DO CEARÁ
STIU RR –SINDICATO DOS URBANITARIOS DE RORAIMA
STIU PA –SINDICATO DOS URBANITARIOS DO PARÁ
STIU AL –SINDICATO DOS URBANITARIOS DE ALAGOAS
SINERGISUL- SINDICATO DOS ELETRICITARIOS DO RIO GRANDE DO SUL
STIU MT – SINDICATO DOS URBANITARIOS DO MATO GROSSO
SENGE AM – SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO AMAZONAS
SENGE RJ – SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO RIO DE JANEIRO
STIU PB – SINDICATO DOS URBANITARIOS DA PARAIBA
INTERSUL-INTERSINDICAL DOS ELETRICTARIOS DO SUL DO BRASIL
FURCEN – FEDERAÇÃO DOS URBANIATRIOS NO CENTRO NORTE
CUT GO – CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE GOIASNA
SINERGIA SC– SINDICATO DOS ELETRICITARIOS DE SANTA CATARINA
SINTEPI – SINDICATO DOS URBANITARIOS DO PIAUI
SINERGIA ES – SINDICATO DOS ELETRICITARIOS DO ESPIRITO SANTO
STIU DF – SINDICATO DOSURBANITARISO DO DISTRITO FEDERAL

Fonte: Brasil de Fato