Fies aumenta prioridade para cursos de engenharia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Inscrições serão recebidas entre 14 e 17 de junho
Por Lorraine Vilela, para o Brasil Escola

A segunda edição de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) apresenta algumas mudanças em relação à oferta do primeiro semestre. O cronograma foi anunciado ontem, 27 de abril, e as inscrições serão feitas entre 14 e 17 de junho.

O Ministério da Educação adotou na última edição a prioridade para cursos das áreas de Engenharias, Licenciaturas e Saúde. A presença de graduações prioritárias permanece, mas há mudanças na distribuição das vagas, tendo em vista a demanda nas faculdades e a pouca procura pela Formação de Professores.

No Fies 2016/1, os cursos prioritários representaram 70% da oferta. A segunda edição deste ano contará com uma redução de 10% em tais graduações, enquanto as demais crescem de 30% para 40% da disponibilidade.

Entre os cursos prioritários, o MEC determinou o aumento de 45% para 50% de vagas disponíveis para a área de Saúde, assim como Engenharia apresenta um crescimento de 35% para 40% das oportunidades. Para Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior a queda foi de 10% na oferta.

A mudança na prioridade de oferta foi uma das questões discutidas no Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. A preocupação das entidades se dá pela ociosidade de mais de 110 mil vagas, a maioria em cursos de licenciatura. Outra alteração se refere ao valor mínimo da mensalidade do financiamento, o qual passou de R$ 100 para R$ 50.

Vagas remanescentes
Para ter direito às vagas remanescentes, o participante deve se inscrever normalmente no Fies, entre 14 e 17 de junho, concorrendo às oportunidades da primeira chamada. Os candidatos que não forem aprovados em tal convocação contam com um período específico em agosto para a manifestação de interesse pelas oportunidades ociosas.

Cursos sem demanda
As vagas sem demanda serão redistribuídas pelas mantenedoras e estarão disponíveis ao longo de todo o segundo semestre de 2016. A prioridade será para os estudantes já inscritos no Fies e que não foram selecionados nas convocações anteriores. A reserva das oportunidades será pela ordem de inscrição do candidato.

Enem
Apesar do pedido do Fórum de diminuição na pontuação mínima para 400 pontos, permanece a média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010.

Fies 2016/2
Os inscritos terão a oportunidade de acompanhar as notas de corte a partir de 15 de junho, a qual será atualizada todos os dias de inscrições. O candidato poderá optar pela mudança de curso até o último dia.

O resultado do Fies 2016/2 será publicado em 20 de junho. Os convocados devem completar a inscrição no SisFies a partir de 21 seguinte.

O estudante inscrito terá os dois dias subsequentes para finalizar a inscrição no SisFies, além de mais cinco dias úteis (antes eram cinco dias corridos) para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a confirmação dos dados. Se o candidato cancelar a inscrição ou os dados não forem validados, a vaga fica novamente disponível no sistema.

Fonte: Brasil Escola

(Imagem: USP Imagens/Fotos Públicas)