Engenheiro agrônomo lança livro sobre extensão rural e pesqueira em Santa Catarina

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Engenheiro agrônomo lança livro: Fragmentos da extensão rural e pesqueira em Santa Catarina – 1956/2016 O livro Fragmentos da extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, organizado pelo engenheiro agrônomo Léo Teobaldo Kroth, que também é vice-presidente do SEAGRO-SC, e pela assistente social Rose Mary Gerber, apresenta narrativas de personagens que fazem parte da memória extensionista catarinense, uma coletânea de lembranças de quem fez e faz parte dos 60 anos da extensão rural e pesqueira em Santa Catarina. São 392 páginas divididas em quatro capítulos, com o propósito de guiar o leitor em um percurso que conta detalhes, relembra inícios, fala de emoção ou de episódios particulares desta importante história da nossa gente.

A obra faz parte das comemorações dos 60 anos da extensão rural e pesqueira e 40 anos da pesquisa agropecuária catarinense – e é fruto do desejo de deixar registrada a contribuição de algumas pessoas que fizeram parte da trajetória da extensão rural no Estado. Cada narrativa é autoral, recheada de opiniões, experiências e vivências. São distintos pontos de vista de 38 personagens que colaboraram com a obra, relembrando momentos, selecionando fotos, escrevendo com cuidado, sabendo que é uma forma de deixar aos que estão por vir um pouco sobre a história da entidade.

Organizadores:

Léo Teobaldo Kroth, engenheiro-agrônomo/1988; mestre em Agroecossistemas também pela UFSC, 1997 e doutor em Engenharia de Produção/USP, 2013. Ingressou na Acaresc em 1978 como auxiliar de escritório, em Itapiranga, função que exerceu também na Gerência Regional de São Miguel do Oeste, no Cetresmo e na Sede Administrativa. Atuou como extensionista rural nos escritórios municipais de Presidente Getúlio e Santo Amaro da Imperatriz e na Gerência Regional de Florianópolis; gerente estadual técnico e de planejamento e analista de pesquisa e extensão nas Gerências de Planejamento e Articulação Técnica e de Extensão Rural e Pesqueira. Atualmente é analista de socioeconomia e desenvolvimento rural no Centro de Socioeconomia e Planejamento (Epagri/Cepa) e diretor vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (SEAGRO-SC).

Rose Mary Gerber é graduada em Serviço Social/1985; especialista em Gerontologia/1992; mestre em Antropologia Social/1997 e doutora em Antropologia Social/ 2013, tudo pela UFSC. Ingressou na Acarpesc em 1985.

Atuou como extensionista social nos municípios de Araranguá e Governador Celso Ramos de 1985 a 1997. É analista de pesquisa e extensão na Gerência de Extensão Rural e Pesqueira (Gerp) e coordenadora do programa Capital Humano e Social (CHS). É autora do livro Mulheres e o Mar, resultante de sua tese de doutorado, que recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2013.

Onde encontrar: a obra pode ser acessada para download no endereço:

http://www.epagri.sc.gov.br/?p=14215