Crea-PB sedia reunião do ConCidade de João Pessoa sobre Plano Municipal de Habitação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 

Presença da entidade ratifica postura da presidente Giucélia Figueiredo sobre a importância do Crea-PB se aproximar da sociedade

Na tarde desta quinta-feira, 29, o auditório do Conselho Regional de Agronomia da Paraíba (Crea-PB) recebeu os membros do Conselho Municipal da Cidade – ConCidade de João Pessoa para a reunião que tratou da apresentação do Plano Municipal de Habitação da Prefeitura de João Pessoa(PMJP). O encontro foi dirigido pelo presidente do Conselho, Adalberto Fulgêncio, e contou com a presença da secretária de Habitação Social da PMJP, Socorro Gadelha. O Crea-PB foi representado pela ouvidora Alméria Vitória.

Segundo a representante do Crea-PB, “o ConCidade – João Pessoa é uma instância de participação social de cidadania, que a sociedade civil se faz presente para debater assuntos inerentes à população”. A entidade integra as comissões de habitação e saneamento por entender que os dois assuntos estão ligados a engenharia.

“Estamos aqui para participar de maneira aberta e articulada, dando uma contribuição para o que é colocado no conselho. Como membro, abrimos os nossos espaços, não apenas o físico, mas também o político para contribuir no debate de projetos que irão beneficiar a nossa cidade. A nossa presidente, Giucélia Figueiredo, coloca dentro da sua gestão a importância de estarmos sempre articulados com a sociedade”, destacou.

Sobre o ConCidade João Pessoa

O Conselho da Cidade não é deliberativo, e sim consultivo. Ele é a instância responsável pela discussão e acompanhamento das políticas públicas relacionadas com o espaço urbano com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Dentro da política de participação social do Governo Federal, nasceu o Conselho Nacional das Cidades, e em seguida foi feita a solicitação para que cada estado, e cidade, criasse o seu conselho.

No caso do ConCidade de João Pessoa, além do Crea-PB fazem parte:

Secretaria de Habitação (Sehmab), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Planejamento (Seplan), Emlur, Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Segurança Urbana, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Educação (Sedec) e Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap);

Representantes dos movimentos populares:

Ednaldo Ferreira Pontes (MDM)
Valber Dutra de Souza (APCD)
Jovegreyce ALbuquerque (UNPM)
Joel André Soares de Oliveira (MNLM)
Suplentes:Antonio Upiraquitan Santos (UNAC-JP)
Ana Paula Cavalcanti (Base)
Marconeide Barbosa dos Santos (MPT)
Rosilene da Silva Santana (MLB)

Representantes das entidades empresariais dos setores da indústria, comércio e prestação de serviços:

Olídio Catão M. da Trindade (Sinduscon-JP)
Derlopídas Gomes Neves (Fiep)
Domênica Coutinho de Sousa Furtado (Fecomércio)
Suplentes: João Batista Sarmento (Sinduscon-JP)
Claúdia Germana Leal (Fecomércio)
Felipe Vieira Neto (Fiep)

Representantes das categorias profissionais, acadêmicas e Ongs

Apragel (Associação de Profissionais em Geografia da Paraíba)
JoséArimatéia Albuquerque de Almeida
Acis (Associação de Cidadania e Interesse Social)
Maria José Alves
Suplente: Marco Antônio Suassuna Lima (IAB-PB)

Representantes dos Trabalhadores
Wallace de Oliveira Pereira (CUT)
Solange Moura Gomes (CUT)
Suplentes: Francisca de Assis Cordeiro da Silva (CUT)
Marcilene Medeiros de Andrade (Aneg)

Delegados:

Representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa

Representantes da CMJP: Benilton Lucena, Leonardo R da Costa, Vaneide Rejane de S. Araújo. Suplentes: Marmuthe Cavalcanti,Ana Paulo Spínola, Pedro da Lira P. Júnior

Representante dos Movimentos Populares:Hamilton César Pimenta Maurício (MDH), Marconeide Barbosa dos Santos (MPT), João Batista Domingos (MLB), Lúcia Andreia Madruga S.da Nóbrega (MNLM), Valci Dutra De Souza (APCD), Ivan Bandeira (UMCD) e Marcos Jailson Virgínioda Silva (Movis).

Representantes dos Empresários: João Batista Sarmento (Sinduscon-JP), Claúdia Germana Leal (Fecomércio) e Felipe Vieira Neto (FIep). Suplentes: Cléber de Jesus Oliveira (Sinduscon), Domênica Coutinho de Souza Furtado (Fecomércio) e Dirlópidas Gomes Neto (Fiep).

Representante dos Conselhos de Classe (Profissionais e Academia): José de Arimatéia Albuquerque de Almeida (Apragel-PB) e Amélia Vitória Saraiva (Crea). Suplentes gerais: Joel André Soares Rodrigues (MNLM), José Targino dos Santos Filho (MBM),
Flaviano Fernandes Santos (MDM), Vanessa Lima dos Santos (Fetamoc), Joelma Bezerra do Nascimento (UNMT), Paulo Rodrigues Freitas (MPT) e Suzana Lima dos Santos (MNLM).

Representante dos Trabalhadores: Wallace de Oliveira Pereira (CUT), Joarez Pereira Marques (autônomo) e Isaías Moisés (UGT). Suplentes: Edimilson da Silva Souza (CUT), Marcilene Medeiros de Andrade (Autônomo) e José Luiz da Silva Arruda (UGT)

ONG´s: Luiz Gonzaga Firmino Júnior (SOS Patrimônio Histórico). Suplente: Maria José Alves (Associação de Interesse Social)

 

Fonte: Ascom/Crea-PB