Negociação Eletrobrás: Fisenge participa de audiência de conciliação no TST

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 29, a audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre as lideranças sindicais e representantes das empresas do Sistema Eletrobrás.A assessora jurídica da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Daniele Gabrich esteve presente ao lado do diretor de relações sindicais da federação, Fernando Jogaib. “Foi uma audiência muito positiva para a categoria, porque conseguimos avançar na construção de um percentual de ganho real de 2,5%, para um acordo de dois anos, acima do valor proposto pela empresa anteriormente”, afirmou Jogaib.

O ministro do TST, Carlos Alberto Reis sugeriu que a categoria suspendesse a greve até a posição da empresa sobre o ganho real, que deverá será apresentada impreterivelmente na próxima audiência. As atividades devem voltar até meia-noite desta quarta-feira, dia 31. Diante desta proposta, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) entende que é importante a suspensão estratégica da greve neste momento, para que se possa dar um voto de confiança ao poder judiciário, pelo seu esforço em arbitrar uma saída para o impasse do ACT. Em nota, o CNE ainda destaca: “Não há dúvidas de que a direção da Eletrobras foi incapaz de construir uma proposta justa, preferindo se omitir durante todo esse tempo.Cabendo agora à Justiça o papel que poderia ter sido exercido pela holding, até porque a categoria sempre esteve aberta ao diálogo”. 

A próxima audiência irá acontecer nesta quinta-feira, dia 1º de agosto.”Os estados já começaram a retomar as atividades e já estão mobilizando assembleias para esta sexta-feira, um dia depois da nova audiência no TST”, explicou Jogaib.