Negociação coletiva ONS: assembleias no Rio, Brasília e Recife aprovam contraproposta da empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE), representando também o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Pernambuco (Sindurb/PE), realizou, no dia 30 de setembro, assembleia com trabalhadoras e trabalhadores do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, a fim de deliberar sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2018.

A Intersindical ONS (leia nota abaixo) havia recomendado a rejeição da proposta da empresa e retorno das negociações, por entender que a contraproposta envolvia “uma redução na Política Salarial acordada perante o MPT em abril/2013, o que poderá trazer uma perda permanente aos trabalhadores”. Em Brasília, no entanto, os trabalhadores votaram a favor da proposta (76 a 2, com 1 abstenção), deliberação igual ao da assembleia no Rio de Janeiro (125 a favor e 29 contra). Os trabalhadores de Recife acompanharam o resultado, aprovando a proposta por 26 votos a favor, 10 contra, e 1 abstenção.

NOTA DA INTERSINDICAL ONS
(Stiu-DF, Sindurb-PE, Sintergia-RJ, Sinergia-Florianópolis, Senge-RJ, Senge-PE, FNU, Fisenge e CUT)

Chegou a hora de decidirmos o nosso futuro
(ou se perde ainda mais ou se dá um basta agora)
A Intersindical ONS entende que a contraproposta da empresa representa uma nova redução na Política Salarial da empresa, conquistada a duras penas nas negociações salariais do ACT 2012/2014 na Audiência de Mediação nº 199/2013 perante o MPT-DF em abril/2013.
Relembramos a todos que na ocasião a empresa promoveu mais uma redução na Gratificação de Férias para 2/3 e a total retirada da Perda de Massa Salarial, mas em contrapartida se comprometeu perante o MPT, com o aval da Aneel participante da reunião, com uma Política Salarial conforme anexo que incluiu: a P.O. de 2 (duas) Remunerações, 2,0% da Folha Salarial Anual para Mérito e 1,5% Bianual para Desvio de Mercado.
Apesar de tudo isso, as entidades sindicais irão submeter essa contraproposta aos trabalhadores e trabalhadoras. Começaremos pela maior base, o Rio de Janeiro, lembrando a todos que foi por 2 (dois) votos de diferença em outubro/2006 nesta base que perdemos o Adicional por Tempo de Serviço (Quinquênio) e por 4 (quatro) votos de diferença em abril/2013 que perdemos a Perda de Massa Salarial. A empresa usa esse argumento de maior base para forçar as demais bases a aprovarem uma contraproposta ruim para todos, por tanto, a base Rio é de suma importância para o desfecho das negociações. É importantíssimo à presença de todos nas assembleias de hoje e amanhã da categoria.
As entidades sindicais que compõem a Intersindical ONS fazem o seguinte encaminhamento para deliberação das assembleias: Rejeição da contraproposta apresentada pela empresa com retorno a mesa de negociação, por envolver uma redução na Política Salarial acordada perante o MPT em abril/2013, o que poderá trazer uma perda permanente aos trabalhadores, bem como as cláusulas referentes ao Auxílio Alimentação, Auxílio Educacional e Representantes Sindicais.
A Intersindical solicita mais uma vez o engajamento e o comprometimento de todos os trabalhadores e trabalhadoras do ONS. Chegou o momento de deixarmos de lado os nossos interesses pessoais, temores ou qualquer outra coisa com intuito de ganharmos força para avançarmos nas nossas pretensões. Se estivemos unidos, engajados, comprometidos e mobilizados sairemos vitoriosos dessas negociações e celebraremos um bom ACT.
Retroceder jamais! Vamos avançar!!!

Fonte: Senge-PE