“Não podemos aceitar que as cidades brasileiras sejam as cidades dos cartões postais”, disse Ermínia Maricato

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi realizada na tarde dessa quinta-feira, dia 8, a palestra sobre Cidades Sustentáveis com a arquiteta e ex-ministra adjunta das Cidades, Ermínia Maricato, também autora da tese para o 9° Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). “Não podemos aceitar que as cidades brasileiras sejam as cidades dos cartões postais, onde a lei não se aplica, mesmo tendo uma das melhores leis do mundo, que é o Estatuto das Cidades, que não é aplicado. Vivemos hoje uma modernização conservadora com o atraso das elites e a captura do Estado”, apontou Ermínia Maricato.

Dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) apontam que, quando comparados ao transporte coletivo, os automóveis são responsáveis por 83% dos acidentes e 76% da poluição. O custo das horas de trabalhadores parados em trânsito congestionado pode atingir 10% do Produto Interno Bruto de uma metrópole, segundo pesquisa desenvolvida em 2008 pela Fundação Getúlio Vargas para São Paulo. “Precisamos romper a ditadura do automóvel, que é o fator urbano de maior impacto no aquecimento global, bem como na qualidade do ar nas cidades e na impermeabilização do solo”, destacou Ermínia.

Ainda segundo a arquiteta, outra questão que aflige é a especulação imobiliária. “Temos cidades onde o Estado não controla o uso e a ocupação do solo, incentivando o mercado imobiliário. Basta observarmos os anúncios de condomínios: existe o child care; o fitness Center; o espaço gourmet; tudo para que as pessoas comprem a imagem do que aquilo representa. Precisamos pautar uma agenda política forte em prol de um desenvolvimento sustentável, já que a questão da terra continua intocada e a reforma urbana saiu da agenda. Nossas cidades estão piorando. Temos que lutar por uma agenda de propostas para retomarmos e continuarmos no caminho rumo à reforma urbana com sustentabilidade”, concluiu Ermínia Maricato.

Ao final, Ermínia Maricato foi homenageada pelo Senge-BA, representado pelo presidente Ubiratan Félix.